(Ufu 2005) A Índia possui aproximadamente 3,3 milhões de Km2. É formada por vinte e seis estados e territórios onde habitam mais de um bilhão de pessoas, 16,6% da população mundial. No país, existem dezesseis línguas regionais e mais 1.600 dialetos reconhecidos pela Constituição. A Índia compõe-se de quatro regiões geográficas: a Cordilheira do Himalaia, a Planície Indo-Gangética, o Planalto do Decã e o deserto de Thar; apresenta, ainda, três estações climáticas definidas pelas monções: a estação quente, a das monções e a denominada localmente de fresca.
GANERI, Anita. "Explorando a Índia". Trad. M. Vilela. São Paulo: Ática, 2002. (Suplemento de atividades)
Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que NÃO condiz com a complexa realidade indiana.
No contexto econômico atual, a Índia tem se destacado mundialmente pelo seu desenvolvimento em setores de tecnologia avançada (energia nuclear, satélites artificiais) e de informática, que se desenvolveram em polos industriais como Bombaim, Délhi e Balgalore.
Tendo superado o problema do crescimento demográfico e o da expansão populacional das cidades, a Índia tem apresentado um grande desenvolvimento promovido pela estatização econômica e pela liberalização comercial.
O país apresenta graves problemas sociais e culturais, tais como: precárias condições de habitação e saneamento básico, fome e desnutrição, elevada taxa de desemprego, grande desigualdade na distribuição de renda, alta taxa de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida.
Nos últimos anos a produção agrícola da Índia aumentou muito, porém ocorreu a substituição de grande parte das culturas alimentares pelas de exportação, ocasionando graves consequências para a alimentação da população indiana.