(UFU - 2006) Leia com ateno o texto de Locke abaixo. Para bem compreender o poder poltico e deriv-lo de sua origem, devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhe as aes e regular-lhes as posses e as pessoas conforme acharam conveniente, dentro dos limites da lei da natureza, sem permisso ou depender da vontade de qualquer outro homem. LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. So Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 35. Assinale a alternativa correta, de acordo com o pensamento de Locke.
(Ufu 2006) Sobre o conceito de solidariedade orgânica para Durkheim, marque a alternativa incorreta.
(Ufu 2006) Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia.
(UFU - 2006) Em sua teoria do conhecimento, Toms de Aquino substitui a doutrina da iluminao divina pela da abstrao, de razes aristotlicas: a nica fonte de conhecimento humano seria a realidade sensvel, pois os objetos naturais encerrariam uma forma inteligvel em potncia, que se revela, porm, no aos sentidos que s podem capt-la individualmente - mas ao intelecto. INCIO, Ins C. e LUCA, Tnia Regina de. O pensamento medieval. So Paulo: tica, 1988, p. 74. Considerando o trecho citado, assinale a alternativa verdadeira.
(Ufu 2006) A respeito do papel da proposição na lógica de Aristóteles (384 322 a.C), assinale a alternativa incorreta.
(UFU -2006) Analise a seguinte afirmao de Maquiavel. Eu sei que cada qual reconhecer que seria muito de louvar que um prncipe possusse, entre todas as qualidades referidas, as que so tidas como boas; mas a condio humana tal, que no consente a posse completa de todas elas, nem ao menos a sua prtica consistente; necessrio que o prncipe seja to prudente que saiba evitar os defeitos que lhe arrebatariam o governo e praticar qualidades prprias para lhe assegurar a posse deste, se lhe possvel; mas, no podendo, com menor preocupao, pode-se deixar que as coisas sigam seu curso natural. MAQUIAVEL, N. O prncipe. Trad. de Lvio Xavier. So Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 64. Assinale a alternativa correta.
(UFU/2006) Considere as seguintes afirmativas a respeito da questão dos universais na Idade Média. I. A questão dos universais é a maneira como os pensadores medievais, especialmente durante o período da Escolástica, trataram relação entre as palavras e as coisas. II. Os filósofos realistas eram aqueles pensadores que consideravam os universais como entidades realmente existentes, separadas das coisas que eles designavam. III. O realismo é uma posição filosófica que, de certo modo, deriva da filosofia de Platão. Assinale a alternativa correta.
(UFU - 2006) Considere as seguintes afirmaes de Aristteles e assinale a alternativa correta. I. ... a cincia dos primeiros princpios e das primeiras causas. II. ... a cincia do ser enquanto ser. Que cincia essa ou quais cincias so essas?