(Ufu 2007) Considere a citação. “[...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupado primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana.” Fundação Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 1996, p. 35. Com relação ao contexto histórico e intelectual da emergência da Sociologia como disciplina científica, assinale a alternativa correta.
(Ufu 2007) Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), “todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa correta.
(UfFU -2007) Antonio Gramsci, filsofo poltico do sculo passado, proferiu o seguinte comentrio a respeito de Maquiavel: Maquiavel no um mero cientista; ele um homem de participao, de paixes poderosas, um poltico prtico, que pretende criar novas relaes de fora e que por isso mesmo no pode deixar de se ocupar com o deve ser, que no deve ser entendido em sentido moralista. Assim, a questo no deve ser colocada nestes termos, mais complexa: trata-se de considerar se o dever ser um ato arbitrrio ou necessrio, vontade concreta, ou veleidade, desejo, sonho. O poltico em ao um criador, um suscitador; mas no cria do nada, nem se move no vazio trbido dos seus desejos e sonhos. Baseia-se na realidade factual. GRAMSCI, A. Maquiavel. A poltica e o Estado moderno. 5. ed. Trad. de Luiz Mrio Gazzaneo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1984. p. 42/43. Considerando o texto de Gramsci, marque a alternativa correta.
(Ufu 2007) O trecho seguinte, do diálogo platônico Górgias, refere-se ao modo de filosofar de Sócrates. Assim, Cálicles, desmanchas o nosso convênio e te desqualificas para investigar comigo a verdade, se externares algo contra tua maneira de pensar. PLATÃO. Górgias. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2002, p. 198, 495a. Marque a alternativa que expressa corretamente o procedimento filosófico empregado por Sócrates.
(UFU -2007) O pensamento poltico de John Locke contm uma teoria da cidadania que anuncia certos aspectos da filosofia do sculo XVIII. Pela anuncia vida civil e pela confiana que deposita no poder pblico, o indivduo se faz cidado. Incorporando-se livremente ao corpo poltico, cada um participa de sua gesto: alcana assim a dignidade poltica. Acerca do pensamento de Locke, considere o texto acima e marque a alternativa correta.
(Ufu 2007) Sobre a questo dos universais na Idade Mdia, considere o texto a seguir e marque a alternativa correta. Resume-se, frequentemente, a contribuio histrica de Guilherme de Ockham ao nominalismo. Sem ser falsa, esta viso insuficiente. incontestvel que, para Guilherme de Ockham, existem apenas seres singulares e substncias individuais ou qualidades particulares. Mas seu impacto repousa mais fundamentalmente num tipo de anlise da linguagem da qual ele ao mesmo tempo o terico e um de seus praticantes mais finos. BIARD, Jel. Guilherme de Ockham.In: LABRUNE, Monique JAFFRO, Laurent (coord.). A construo da filosofia ocidental (Gradus Philosophicus). So Paulo: Mandarim, 1996, p. 166.
(UFU - 2007) Plato (428 347 a.C.), discpulo de Scrates e mestre de Aristteles, fundador da Academia, at hoje um dos filsofos mais importantes da histria da filosofia. Crculos culturais e intelectuais no mundo inteiro dedicam-se a estudar sua obra. Sobre o modo como Plato expressou seu pensamento, assinale a alternativa correta.
(UFU 2007) De acordo com o texto sobre Toms de Aquino, assinale a alternativa correta. Santo Toms representa o apogeu da escolstica medieval, na medida em que conseguiu estabelecer o equilbrio perfeito entre a f e a razo, a teologia e a filosofia, distinguindo-as mas no separando-as necessariamente. Ambas, com efeito, podem tratar do mesmo objeto, por exemplo, Deus. Contudo, a filosofia utiliza to somente as luzes da razo natural, enquanto a Teologia se vale da razo divina, manifestada na Revelao (a Bblia). COSTA, Jos Silveira da. A filosofia crist. Rezende, Antnio (org.) Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar/SEAF, 1986. p. 81.
(UFU - 2007) Qual a diferena entre o conceito de movimento histrico, em Hegel, e o de processo histrico, em Marx?
(UFU -2007) O trecho seguinte, do dilogo platnico Grgias, refere-se ao modo de filosofar de Scrates. Assim, Clicles, desmanchar o nosso convnio e te desqualificas para investigar comigo a verdade, se externares algo com tua maneira de pensar PLATO. Grgias. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belm: EDUFPA, 2002, p. 198, 495a. Marque a alternativa que expressa corretamente o procedimento empregado por Scrates.
(UFU -2007) Sobre Toms de Aquino, considere o seguinte trecho, extrado de uma conhecida Histria da Filosofia. O sistema tomista baseia-se na determinao rigorosa das relaes entre a razo e a revelao. Ao homem, cujo fim ltimo Deus, o qual excede toda a compreenso da razo, no basta a investigao filosfica baseada na razo. Mesmo aquelas verdades que a razo pode alcanar sozinha, no dado a todos alcan-las, e no est livre de erros o caminho que a elas conduz. Foi, portanto, necessrio que o homem fosse instrudo convenientemente e com mais certeza pela revelao divina. Mas a revelao no anula nem torna intil a razo: a graa no elimina a natureza, antes a aperfeioa. A razo natural subordina-se f tal como no campo prtico as inclinaes naturais se subordinam caridade. ABBAGNANO, Nicola. Histria da Filosofia . Lisboa: Presena, 1978, p. 29-30, Vol. IV. Com base no texto, correto afirmar que Toms de Aquino
(UFU -2007) Herclito de feso viveu entre os sculos VI e V a. C. e sua doutrina, apesar de criticada pela filosofia clssica, foi resgatada por Hegel, que recuperou sua importante contribuio para a Dialtica. Os dois fragmentos a seguir nos apresentam este pensamento. - Este mundo, igual para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi, e ser um fogo eternamente vivo, acendendo-se e apagando-se conforme a medida. (fragmento 30). - Para as almas, morrer transformar-se em gua; para a gua, morrer transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a gua, e da gua a alma. (fragmento 36). De acordo com o pensamento de Herclito, marque a alternativa incorreta.