(UFU - 2010) Leia com ateno o texto a seguir. A finalidade da poltica no , como diziam os pensadores gregos, romanos e cristos, a justia e o bem comum, mas, como sempre souberam os polticos, a tomada e manuteno do poder. O verdadeiro prncipe aquele que sabe tomar e conservar o poder [...]. (CHAU, M. Convite filosofia. So Paulo: tica, 2000, p. 396.) A respeito das qualidades necessrias ao prncipe maquiaveliano, correto afirmar:
(Ufu 2010) A relação entre mito e filosofia é objeto de polêmica entre muitos estudiosos ainda hoje. Para alguns, a filosofia nasceu da ruptura com o pensamento mítico (teoria do “milagre grego”); para outros, houve uma continuidade entre mito e filosofia, ou seja, de alguma forma os mitos continuaram presentes – seja como forma, seja como conteúdo – no pensamento filosófico. A partir destas informações, assinale a alternativa que NÃO contenha um exemplo de pensamento mítico no pensamento filosófico.
(UFU - 2010) Em um importante trecho da sua obra Metafsica, Aristteles se refere a Scrates nos seguintes termos: Scrates ocupava-se de questes ticas e no da natureza em sua totalidade, mas buscava o universal no mbito daquelas questes, tendo sido o primeiro a fixar a ateno nas definies. Aristteles. Metafsica, A6, 987b 1-3. Traduo de Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2002. Com base na filosofia de Scrates e no trecho supracitado, assinale a alternativa correta.
Para responder a questão, leia o seguinte texto. O universal é o conceito, a ideia, a essência comum a todas as coisas (por exemplo, o conceito de ser humano). Em outras palavras, pergunta-se se os gêneros e as espécies têm existência separada dos objetos sensíveis: as espécies (por exemplo, o cão) ou os gêneros (por exemplo, o animal) teriam existência real? Ou seriam apenas ideias na mente ou apenas palavras? (ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. Filosofando. 3 edição. São Paulo: Moderna, 2003, p. 126.) A resposta correta à pergunta formulada no texto acima, sobre os universais, é:
(UFU - 2010) Em O Discurso sobre o mtodo, Descartes afirma: No se deve acatar nunca como verdadeiro aquilo que no se reconhece ser tal pela evidncia, ou seja, evitar acuradamente a precipitao e a preveno, assim como nunca se deve abranger entre nossos juzos aquilo que no se apresente to clara e distintamente nossa inteligncia a ponto de excluir qualquer possibilidade de dvida. (REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da filosofia: Do humanismo a Descartes. Traduo de Ivo Storniolo. So Paulo: Paulus, 2004. p. 289.) Aps a leitura do texto acima, assinale a alternativa correta.
(UFU - 2010) A filosofia de Agostinho (354 430) estreitamente devedora do platonismo cristo milans: foi nas tradues de Mrio Vitorino que leu os textos de Plotino e de Porfrio, cujo espiritualismo devia aproxim-lo do cristianismo. Ouvindo sermes de Ambrsio, influenciados por Plotino, que Agostinho venceu suas ltimas resistncias (de tornar-se cristo). PEPIN, Jean. Santo Agostinho e a patrstica ocidental. In: CHTELET, Franois (org.) A Filosofia medieval. Rio de Janeiro Zahar Editores: 1983, p. 77. Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Plato, por meio dos escritos de Plotino, o pensamento de Agostinho apresenta muitas diferenas se comparado ao pensamento de Plato. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas diferenas.
(UFU - 2010) Friedrich Nietzsche (1844 1900) ope moral tradicional, herdeira do pensamento socrtico-platnico e da religio judaica-crist, a transvalorao de todos os valores. Conforme Aranha e Arruda (2000): Ao fazer a crtica da moral tradicional, Nietzsche preconiza a transvalorao de todos os valores. Denuncia a falsa moral, decadente, de rebanho, de escravos, cujos valores seriam a bondade, a humildade, a piedade e o amor ao prximo. Desta forma, ope a moral do escravo moral do senhor, a nova moral. (ARANHA, M. L. de A. e MARTINS, M. H. P. Filosofando: introduo filosofia. So Paulo:Moderna, 2000, p. 286.) Assinale a alternativa que contenha a descrio da moral do senhor para Nietzsche.