(UFU 2014 - Meio do ano) O nível de crescimento extraordinário do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 fez com que o período ficasse popularmente conhecido como “Milagre Econômico”. Durante o “milagre”, a menor taxa de crescimento indicada pelo PIB (Produto Interno Bruto) ocorreu em 1969, quando a expansão foi de 9,5%. Já a maior, registrada em 1973 — de 14% (seis vezes maior que o de 2013) — nunca mais foi atingida pelo País. Infelizmente esse “Milagre” começa a ruir a partir desse mesmo ano.
.
Disponível em: < http://noticias.r7.com/economia/milagre-economico-ou-desastre-saibamais-sobre-o-crescimento-brasileiro-durante-o-regime-militar-03042014> Acesso em: abril de 2014. (Fragmento)
Assinale a alternativa que apresenta fatores que contribuíram para o fim do Milagre Econômico Brasileiro a que o texto se refere.
O endividamento dos EUA causado pelos 20 anos de Guerra do Vietnã, que resultou no corte do envio de dólares para o Brasil.
A promulgação, pelo Regime Militar, do AI-5 e também do Ato Complementar nº 38, que decretou o recesso do Congresso Nacional, gerando evasão de investimentos estrangeiros.
A ocorrência do escândalo de Watergate nos EUA, que resultou na renúncia do presidente Nixon no ano seguinte (1974) e na redução nos financiamentos de regimes militares na América Latina.
O aumento dos juros no mercado internacional e do preço do petróleo, desencadeados, entre outros fatores, pela Guerra de Yom Kippur (Dia do Perdão) entre Israel e as nações árabes.