(UFU - 2018 - 1a FASE)
“No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.”
BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42.
Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas. Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que
cultuavam o Deus Uizlopochtli, os bairros eram administrados pelos calpullec, seus rituais religiosos envolviam sacrifícios, a religião era politeísta e astral.
falavam o idioma quéchua, não possuíam escrita, seus maiores templos eram dedicados ao Deus Inti, os representantes do poder estatal eram os curacas.
possuíam grande conhecimento sobre astronomia, utilizavam escrita hieroglífica, tinham como supremo sacerdote Ahaucan e, como chefe supremo, Halach Uinic.
eram o grupo mais religioso, prisioneiros e condenados eram chamados de tlatlacotin, tinham sistema de numeração com base 20 e conheciam o número zero.