(UFU - 2022)
Existem no Brasil atualmente inúmeros movimentos separatistas que almejam a independência de parte considerável do território nacional. Esses movimentos são ilegais, visto que o Estado brasileiro é indivisível e indissolúvel conforme a Constituição Federal de 1988. Segundo Leite (2019), na região Centro-oeste tem-se os movimentos: Movimento Separatista do Mato Grosso, República de Goiás, Movimento Brasília é meu país. No Nordeste: Movimento Nordeste é Minha Nação, Movimento Ceará Meu País, República Federativa da Bahia. No Sudeste: Movimento Minas Gerais Liberta, São Paulo para os Paulistas, São Paulo Livre, O Rio é o Meu País. No Norte: Movimento Amazônia Independente; Movimento Roraima Independente. No Sul: Nação Sulista, O Sul é o meu país.
LEITE, Alison Santos. Movimentos Separatistas no Brasil: entre Gêneses e Emergências no Século XXI, 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 set. de 2022. (Adaptado).
As causas predominantes da existência desses movimentos e as consequências imediatas para o Estado brasileiro são, respectivamente,
o preconceito econômico regional e o enfraquecimento da economia nacional.
a formação identitária regional xenófoba e a subtração da identidade cultural nacional.
a valorização da cultura regional e a fragmentação do território brasileiro.
o fortalecimento econômico e a ampliação do setor produtivo regional.