(UnB/2011)
Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, 3buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal, cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, 1mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a 8agitação pública. Policarpo tinha, decerto, algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, 2com os seus cinco olhos do diabo.
Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que, alguma vez, as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar nos uma ou outra correção. (...)
Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo 7os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, 4que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos 5sem vergonhas, desaforados, e jurou que, se repetíssemos o negócio, apanharíamos 6tal castigo que nos havíamos de lembrar para todo o sempre.
Machado de Assis. Contos de escola. São Paulo: Cosac & Naify, 2002, p. 13 e 24.
Considerando o texto acima, extraído de Contos de Escola, e os diversos temas por ele suscitados, julgue os itens a seguir.
a) Nos segmentos “mastigando as ideias e as paixões” (ref. 1) e “com os seus cinco olhos do diabo” (ref. 2), foi empregada a linguagem figurada, o que se coaduna com o caráter literário do texto.
b) A oração “buscava-o muitas vezes com os olhos” (ref. 3) mantém relação com duas orações: uma que inicia o período e acrescenta ao trecho a noção adverbial de causa, e outra que fecha o período e tem noção de finalidade.
c) Na oração “que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas” (ref. 4), caso fosse inserida a preposição “com” para introduzir o termo “as palmas”, não haveria prejuízo para a correção gramatical do período, mas haveria alteração da função sintática desse termo, bem como do pronome “me”.
d) Os vocábulos “vermelhas” (ref. 4) e “inchadas” (ref. 4), assim como “sem-vergonhas” (ref. 5) e “desaforados” (ref. 5), exercem a função de predicativo, respectivamente, da expressão “as palmas” (ref. 4) e da forma pronominal “nos” em “Chamou-nos” (ref. 5).
e) A expressão “tal castigo” (ref. 6) refere-se aos “os bolos uns por cima dos outros, até completar doze” (ref. 7).
f) Depreende-se do texto que, na relação entre mestre e alunos, à estratégia empregada pelo mestre, no controle da situação, seguiu-se, tacitamente, uma estratégia defensiva dos alunos.