ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNB - 2013) Para grande parte da Europa continent

(UNB - 2013) Para grande parte da Europa continental e da Ásia, o século XX foi um tempo de guerra praticamente contínuo: guerra continental, guerra colonial, guerra civil. A guerra, no século passado, significou ocupação, deslocamentos, privação, destruição e assassinato em massa. Os países derrotados nas guerras frequentemente perderam população, território, segurança e independência. Até os países que emergiram formalmente vitoriosos passaram por experiências similares e costumam lembrar-se da guerra praticamente tanto quanto os vencidos. E surgiram, com frequência surpreendente, países que ganharam a guerra, mas “perderam a paz”. Os Estados Unidos da América (EUA) escaparam de tudo isso. Os norte-americanos viveram o século XX sob uma luz muito mais favorável.

Tony Judt. Reflexões sobre um século esquecido (1901-2000). Rio de Janeiro: Objetiva, 2010, p. 18-9 (com adaptações).

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial contemporânea, assinale a opção correta.

A

Entre os exemplos de países vitoriosos na guerra, mas perdedores nas negociações de paz, a Itália pós-Primeira Guerra Mundial é um caso ilustrativo: mudou de lado depois de iniciado o conflito, mas não foi compensada com o que se achava no direito de receber.

B

Com sua desastrosa participação na Primeira Guerra, os EUA deixaram de ser credores para se tornarem devedores dos países europeus, perdas que foram compensadas na Segunda Guerra Mundial.

C

Os conflitos que colocaram frente a frente, praticamente sem a presença de forças externas, as duas Coreias e o sul e o norte do Vietnã foram os dois mais célebres casos de guerra civil que o século XX conheceu no contexto da Guerra Fria.

D

A descolonização afro-asiática foi uma das principais consequências da Segunda Guerra, pois, a despeito de a Europa ter preservado sua força política, econômica e militar após o término do conflito, a luta das colônias pela emancipação foi mais intensa e vitoriosa.