ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UnB/2015)[1] Os contemporâneos de Leonardo da Vin

(UnB/2015)

https://cdn.estuda.com/sis_questoes/posts/102844_pre.jpg?1514984816

[1] Os contemporâneos de Leonardo da Vinci encaravam-no como um ser estranho e misterioso. Príncipes e chefes

militares queriam usar esse surpreendente mago como[4] engenheiro militar na construção de fortificações e canais,

novas armas e dispositivos bélicos. É provável que o próprio Leonardo não alimentasse a ambição de ser considerado um

[7] cientista. A exploração da natureza era para ele, em primeiro lugar e acima de tudo, um meio de adquirir conhecimentos

sobre o mundo visível — conhecimentos de que necessitaria [10] para a sua arte.

 

E. H. Gombrich. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2011, p. 294 (com adaptações).

 

Os estudos anatômicos de Leonardo da Vinci apresentam uma das transformações que levaram à Revolução Científica: a valorização do método experimental, por força do qual a ciência deixou de ser contemplativa e tornou-se uma disciplina ativa.

A

Certo

B

Errado