(Unesp 2010) Curvas com ligeiras inclinações em circuitos automobilísticos são indicadas para aumentar a segurança do carro a altas velocidades, como, por exemplo, no Talladega Superspeedway, um circuito utilizado para corridas promovidas pela NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing). Considere um carro como sendo um ponto material percorrendo uma pista circular, de centro C, inclinada de um ângulo e com raio R, constantes, como mostra a figura, que apresenta a frente do carro em um dos trechos da pista. Se a velocidade do carro tem módulo constante, é correto afirmar que o carro
Num jato que se desloca sobre uma pista horizontal, em movimento retilneo uniformemente acelerado, um passageiro decide estimar a acelerao do avio. Para isto, improvisa um pndulo que, quando suspenso, seu fio fica aproximadamente estvel, formando um ngulo = 25 com a vertical e em repouso em relao ao avio. Considere que o valor da acelerao da gravidade no local vale 10 m/s2, e que sen 25 0,42; cos 25 0,90; tan 25 0,47. Das alternativas, qual fornece o mdulo aproximado da acelerao do avio e melhor representa a inclinao do pndulo?
(Unesp 2010) Nos ltimos anos temos sido alertados sobre o aquecimento global.Estima-se que, mantendo-se as atuais taxas de aquecimento do planeta, haver uma elevao do nvel do mar causada, inclusive, pela expanso trmica, causando inundao em algumas regies costeiras.Supondo, hipoteticamente, os oceanos como sistemas fechados e considerando que o coeficiente de dilatao volumtrica da gua aproximadamente2 x 104 C1 e que a profundidade mdia dos oceanos de 4 km, um aquecimento global de 1 C elevaria o nvel do mar, devido expanso trmica, em, aproximadamente,
Um professor de fsica props aos seus alunos que idealizassem uma experincia relativa ao fenmeno luminoso. Pediu para que eles se imaginassem numa sala completamente escura, sem qualquer material em suspenso no ar e cujas paredes foram pintadas com uma tinta preta ideal, capaz de absorver toda a luz que incidisse sobre ela. Em uma das paredes da sala, os alunos deveriam imaginar uma fonte de luz emitindo um nico raio de luz branca que incidisse obliquamente em um extenso espelho plano ideal, capaz de refletir toda a luz nele incidente, fixado na parede oposta quela na qual o estudante estaria encostado (observe a figura). Se tal experincia pudesse ser realizada nas condies ideais propostas pelo professor, o estudante dentro da sala
(UNESP - 2010/2 - 1 FASE) Em desintegraes radioativas, vrias grandezas fsicas so conservadas. Na situao representada na figura, temos um ncleo de Trio (228Th), inicialmente em repouso, decaindo em ncleo de Rdio (224Ra) e emitindo uma partcula . Na desintegrao, a partcula emitida com uma energia cintica de aproximadamente 8,4 x 1013 J. Qual a energia cintica aproximada do ncleo do Rdio?
(Unesp 2010) Escolhido como o Ano Internacional da Astronomia, 2009 marcou os 400 anos do telescópio desenvolvido pelo físico e astrônomo italiano Galileu Galilei. Tal instrumento óptico é constituído de duas lentes: uma convergente (objetiva) e outra divergente (ocular). A tabela indica o perfil de 4 lentes I, II, III e IV que um aluno dispõe para montar um telescópio como o de Galileu. Para que o telescópio montado pelo aluno represente adequadamente um telescópio semelhante ao desenvolvido por Galileu, ele deve utilizar a lente.
(Unesp 2010) Uma das leis do Eletromagnetismo é a Lei de Indução de Faraday que,complementada com a Lei de Lenz, explica muitos fenômenos eletromagnéticos. Acompreensão dessas leis e como as descrevemos têm permitido à humanidade criar aparelhose dispositivos fantásticos, basta mencionar que elas são princípios fundamentais na geração deeletricidade. A Figura 1 mostra um desses dispositivos.Um dispositivo de segurança que permite interromper correntes elétricas em aparelhos de usodoméstico (um secador de cabelos, por exemplo) caso haja um curto-circuito no aparelho ou alha de aterramento. No esquema não está indicado o aparelho que será ligado aos fios 1 e 2.Estes passam pelo interior de um anel de ferro no qual é enrolada uma bobina sensora que,por sua vez, é conectada a um bloqueador de corrente. Se um curto-circuito ocorrer noaparelho e uma das correntes for interrompida, haverá uma corrente induzida na bobina (Lei deIndução de Faraday) que aciona o bloqueador de corrente. A Figura 2 representa uma seção do anel de ferro (vista frontal) no qual é enrolado um fio(bobina). Um fio condutor, reto e comprido, passa pelo centro da argola e é percorrido por umacorrente I, que aumenta com otempo. Qual das alternativas fornece corretamente as linhas de campo do campo magnético Bproduzido pela corrente I e o sentido da corrente induzida i na bobina?