(UNESP - 2015 - 1 FASE ) Analise a tabela.
Relação crédito/depósito entre as regiões brasileiras, 2007
O volume de recursos concedidos por crédito e coletados por depósito em cada região do Brasil constitui um importante indicativo das finanças e da forma de atuação dos agentes do sistema financeiro no território nacional. A partir da análise da tabela e considerando regiões “ganhadoras” as regiões em que o volume de recursos concedidos por crédito é superior ao volume de recursos captados por depósito, é correto afirmar que em 2007 prevaleceu uma situação de
equilíbrios regionais: o volume de recursos captados por depósito em cada região brasileira foi inferior ao volume de crédito oferecido, portanto, todas as regiões podem ser caracterizadas como “perdedoras” de recursos.
desigualdades regionais: as regiões Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste caracterizam-se como “ganhadoras” de recursos, enquanto a região Concentrada pode ser caracterizada como “perdedora”.
equilíbrios regionais: não existiam diferenças significativas entre o volume de recursos concedidos e o volume de recursos captados por depósito entre as regiões brasileiras, não havendo, portanto regiões “ganhadoras” ou “perdedoras” de recursos.
desigualdades regionais: apesar de todas as regiões se caracterizarem como “ganhadoras” de recursos, a região Concentrada possuía um montante de recursos muito superior ao total detido pelas demais regiões.
desigualdades regionais: a região Concentrada caracteriza- se como “ganhadora” de recursos, enquanto as demais regiões do país podem ser caracterizadas como “perdedoras”.