(UNESP - 2019 - 1 FASE ) A vigilância alienada é praticada pelas companhias de tecnologias dos Estados Unidos (Microsoft, Google, Facebook, Amazon, Apple, entre outras), sem que a maioria de seus usuários saiba ou tenha conhecimento. Para essas companhias, o fato de o usuário ou cliente assinar o termo de aceitação de uso de um software tem sido considerado suficiente, como permissão consentida, para que essas companhias possam utilizar informações sem autorização explícita ou formal.
(Hindenburgo Pires. “Indústrias globais de vigilância em massa”. In: Floriano J. G. Oliveira et al. (orgs.). Geografia urbana, 2014. Adaptado.)
As informações geradas pelos consumidores, quando espacializadas, permitem estabelecer padrões que interessam, particularmente, às grandes empresas. A “vigilância alienada” abordada pelo excerto, bem como o emprego do geomarketing, contribui para
alimentar bancos de dados que colaboram com a reprodução do capital.
orientar políticas públicas para diminuir a concentração desigual de renda.
coibir práticas abusivas na veiculação de propagandas enganosas.
fiscalizar as formas de uso de produtos que possam invalidar garantias.
estabelecer áreas prioritárias para a distribuição de bens de caráter humanitário.