(UNESP - 2024) Texto 1 A filosofia diferente da cincia e da matemtica. Ao contrrio da cincia, ela no se apoia em experimentos ou na observao, mas apenas na reflexo. E, ao contrrio da matemtica, no dispe de nenhum mtodo formal de verificao. Ela se faz pela simples indagao e arguio, ensaiando ideias e imaginando possveis argumentos contra elas, perguntando-nos at que ponto nossos conceitos de fato funcionam. A principal ocupao da filosofia questionar e entender ideias muito comuns que todos ns usamos no dia a dia sem nem sequer refletir sobre elas. (Thomas Nagel. Uma breve introduo filosofia, 2011.) Texto 2 O agente moral consciente algum imparcialmente preocupado com os interesses de cada um afetado pelo que o agente moral faz; algum que examina minuciosamente os fatos e as suas implicaes; algum que aceita princpios de conduta somente depois de examin-los para se assegurar de que eles so justificados; algum que est disposto a ouvir a razo mesmo quando signifique rever convices prvias; e algum que, finalmente, est disposto a agir com base nos resultados de sua deliberao. (James Rachels e Stuart Rachels. Os elementos da filosofia moral, 2013. Adaptado.) a) Com base nos textos 1 e 2, qual a caracterstica central da atividade filosfica e como essa caracterstica pode ser confirmada? b) Identifique a rea da filosofia abordada no texto 2. Explique como a expresso ouvir a razo situa-se nessa rea.
(UNESP - 2024) Texto 1 Texto 2 O esprito de consumo conseguiu infiltrar-se at na relao com a famlia e a religio, com a poltica, com a cultura e o tempo disponvel. Da a condio profundamente paradoxal do hiperconsumidor. De um lado, este se afirma como um consumidor informado e livre, que v seu leque de escolhas ampliar-se, age procurando otimizar a relao qualidade/preo. Do outro, os modos de vida, os prazeres e os gostos mostram-se cada vez mais sob a dependncia do sistema mercantil. (Gilles Lipovetsky. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo, 2007. Adaptado.) a) Apresente qual crtica os textos 1 e 2 trazem em comum e cite a escola filosfica que tem por foco essa mesma reflexo. b) Em que consiste o paradoxo do hiperconsumidor e como esse paradoxo est presente no texto 1?
(UNESP - 2024) Texto 1 Examinando as explicaes, o ctico se depararia com teorias conflitantes, cada qual pretendendo ser a nica verdadeira. Dada a falta de um critrio para decidir qual dessas teorias assim opostas a verdadeira j que os critrios dependeriam eles prprios das teorias e no seriam imunes ao questionamento considera que todas tm igual peso. Incapaz de decidir entre elas, de fazer uma escolha, o ctico se encontra ento forado a no se pronunciar. (Jaimir Conte. O incio: Sexto Emprico e o ceticismo pirrnico. https://revistacult.uol.com.br. Adaptado.) Texto 2 Empirismo significa uma posio filosfica que toma a experincia como guia e critrio de validade de suas afirmaes []. O termo derivado do grego empeiria, significando basicamente uma forma de saber derivado da experincia sensvel e de dados acumulados com base nessa experincia []. O lema do empirismo a frase de inspirao aristotlica: Nada est no intelecto que no tenha passado antes pelos sentidos. (Danilo Marcondes. Iniciao histria da filosofia, 2004.) a) Explique como o ceticismo e o empirismo abordam a construo do conhecimento de formas distintas. b) Cite a rea da filosofia responsvel pela temtica abordada nos textos 1 e 2. Diferencie a ideia de Aristteles, mencionada no texto 2, do entendimento de Plato sobre a aquisio do conhecimento verdadeiro.
(UNESP - 2024) Texto 1 Texto 2 O conhecimento terico da natureza originariamente ligado geometria como viso ideal da perfeio harmoniosa do cosmo foi se desenvolvendo paralelamente evoluo da matemtica, deixando, assim, de forma paulatina, de ser simples forma de contemplao da realidade, para adquirir o carter de um instrumento de conhecimento da natureza. (Milton Vargas. Histria da matematizao da natureza. Estudos Avanados, 1996.) A relao entre Filosofia e Matemtica advm de um longo perodo da histria da humanidade. Pode-se observar tal relao, a partir dos textos 1 e 2, pela