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Questões de História - UNICAMP 2005 | Gabarito e resoluções

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Questão
2005História

(UNICAMP - 2005 - 1a fase) O Instituto Brasileiro de Ao Democrtica (IBAD) e o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES) se destacaram na oposio ao governo de Joo Goulart (1961-1964) e no combate ao comunismo. Ambos financiavam dezenas de programas semanais de rdio, como o Cadeia de Democracia, opondo-se a emissoras de orientao legalista, como a Rdio Mayrink Veiga, fechada aps o golpe militar de 1964. (Adaptado de Ren A. Dreifuss, 1964: A conquista do Estado. Petrpolis: Vozes, 1981, p. 149 e de Lia Calabre, A era do rdio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 50). a) Por que o rdio era o meio de comunicao mais cobiado pelos polticos no perodo apontado no texto? b) Por que instituies como as mencionadas no texto consideravam Joo Goulart um presidente comunista? c) Quais os significados da expresso orientao legalista, acima mencionada, no contexto do governo de Joo Goulart e no contexto do regime militar de 1964?

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(UNICAMP - 2005 - 1a fase) A capacidade do rdio de falar simultaneamente a incontveis milhes, cada um deles sentindo-se abordado como indivduo, transformava-o numa ferramenta poderosa de informao de massa, de propaganda poltica e publicidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Roosevelt tinha um programa de rdio conhecido como Conversa ao P da Lareira. Muito daquilo que o rdio iniciou tornou-se parte da vida diria o comentrio esportivo, o noticirio, o programa de entrevistas com celebridades. O rdio trazia o mundo para a sala. Um meio desconhecido ao fim da Primeira Guerra estava, em 1929, presente em 10 milhes de casas nos Estados Unidos, chegando a 27 milhes em 1939. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A Era dos Extremos. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 194-5). a) Identifique dois usos do rdio mencionados no texto. b) Caracterize a situao dos Estados Unidos nas dcadas de 1930 e 1940 e relacione-a ao crescimento da importncia do rdio.

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 13) Se Roma existe, por seus homens e seus hbitos. Sem nossas instituies antigas, sem nossas tradies venerandas, sem nossos singulares heris, teria sido impossvel aos mais ilustres cidados fundar e manter, durante to longo tempo, a nossa Repblica. (Adaptado de Ccero, Da Repblica, em Os Pensadores, v. 5. So Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 184). a) Nomeie e caracterize uma das instituies polticas da Repblica romana (509-31.C.). b) A expanso, ocorrida durante a Repblica, fez com que os romanos tivessem contato com o mundo helenista e incorporassem alguns costumes e tradies. O que foi o helenismo e qual sua importncia na Roma republicana?

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 14) A igreja era, com freqncia, o nico edifcio de pedra em toda a redondeza; era a nica grande construo em muitas lguas e seu campanrio era um ponto de referncia. Aos domingos e durante o culto, todos os habitantes podiam encontrar-se ali, e o contraste entre o edifcio grandioso, com suas pinturas, talhas e esculturas, e as casas humildes em que as pessoas viviam, era esmagador. (Adaptado de E.H. Gombrich, Histria da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1993, p. 126). a) Baseado no texto, indique trs caractersticas do edifcio da igreja na cidade medieval. b) Identifique as formas de divulgao da f catlica durante a Idade Mdia

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 15) Uma vez terminada a Reconquista, o mpeto espanhol encontrou na colonizao americana o campo amplo o nde aplicar sua energia; e nas cidades regulares do fim da Idade Mdia, como Granada, estava o esboo da grande tarefa urbanstica hispanoamericana, que encheu um continente de cidades traadas com rigor geomtrico muito superior ao da metrpole. (Adaptado de Fernando Chueca Goitia, Breve Histria do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presena, 1982, p. 99). a) Segundo o texto, qual foi a grande tarefa urbanstica hispano -americana? b) Explique o que foi a Reconquista. c) Indique duas edificaes que caracterizavam a colonizao ibrica no Novo Mundo.

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 16) O livro Utopia, escrito pelo humanista Thomas More, em 1516, divide-se em duas partes. Na primeira, More descreveu a situao de seu pas, dizendo: (...) os inumerveis rebanhos que cobrem hoje toda a Inglaterra so de tal sorte vorazes e ferozes que devoram mesmo os homens e despovoam os campos, as casas, as aldeias. Onde se recolhe a l mais fina e mais preciosa, acorrem, em disputa de terreno, os nobres, os ricos e at santos abades. Eles subtraem vastos terrenos da agricultura e os convertem em pastagens, enquanto honestos cultivadores so expulsos de suas casas. (Adaptado de Thomas More, Utopia. So Paulo: Nova Cultural, 2000, p. 7 e 29-30). Na segunda parte do livro, More concebeu uma ilha imaginria chamada Utopia. a) Explique o que foi o processo de cercamentos ocorrido na Inglaterra a partir do sculo XVI. b) Qual o significado de utopia para Thomas More?

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 17) O termo feitor foi utilizado em Portugal e no Brasil colonial para designar diversas ocupaes. Na poca da expanso martima portuguesa, as feitorias espalhadas pela costa africana e, depois, pelas ndias e pelo Brasil tinham feitores na direo dos entrepostos com funo mercantil, militar, diplomtica. No Brasil, porm, o sistema de feitorias teve menor significado do que nas outras conquistas, ficando o termo feitor muito associado admi nistrao de empresas agrcolas. (Adaptado de Ronaldo Vainfas (org.), Dicionrio do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2000, p. 222). a) Indique caractersticas do sistema de feitorias empreendido por Portugal. b) Qual a produo agrcola predominante no Brasil entre os sculos XVI e XVII? Quais as funes desempenhadas pelo feitor nessas empresas agrcolas?

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 18) Na emisso de suas primeiras moedas, os EUA decidiram pelo uso de smbolos como a corrente, a guia, as estrelas e a imagem de uma mulher representando a Liberdade. Decidiu-se diferenciar o dlar americano de outras moedas, como as inglesas que traziam o retrato do monarca George III. (Adaptado de Jack Weatherford, Histria do Dinheiro . So Paulo: Negcio Editora, 1999, p. 123-4). a) O que essa primeira emisso de moedas simbolizava? b) Mencione dois motivos centrais da disputa entre a Inglaterra e sua colnia na Amrica que resultaram na independncia dos EUA. c) O dlar tornou-se um padro monetrio internacional ao final da Segunda Guerra Mundial. O que isso significou?

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 19) Eu considero o estado atual da Amrica como quando arruinado o Imprio Romano. Cada desmembramento formou um sistema poltico, conforme os seus interesses e situao. Ns, que apenas conservamos os vestgios do que em outro tempo fomos, e que por outra parte, no somos ndios, nem europeus, e sim uma meia espcie entre os legtimos proprietrios do pas e os usurpadores espanhis. (Adaptado de Simon Bolvar, Carta da Jamaica de 1815, em Escritos Polticos. Campinas: Ed. Unicamp, p. 61). a) Quem foi Bolvar e qual sua importncia nos processos de Independncia das colnias hispano-americanas? A qual processo poltico Bolvar se refere? b) De que maneira Bolvar se refere aos criollos no texto? Qual o papel poltico dos criollos nas independncias das colnias espanholas?

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 20) No turbilho da primeira era industrial, o nacionalismo tornou -se o principal meio pelo qual o governo podia garantir a unidade da populao. Conforme encorajado pelos Estados Europeus, o nacionalismo implicava convencer a populao de que ela devia sentir-se agressivamente orgulhosa do pas em que vivia. Da metade do sculo XIX em diante, a febre nacionalista infiltrou-se em todas as formas culturais europias, afetando a educao, as artes e a literatura. (Traduzido e adaptado de Paul Greenhalgh, Ephemeral Vistas: the Expositions Universelles, Great Exhibitions and Worlds Fairs. Manchester: Manchester University Press, 1988, p. 112-3). a) Caracterize a primeira era industrial, iniciada em fins do sculo XVIII. b) A partir do texto, explique quais as caractersticas do nacionalismo? c) De que forma o sentimento nacional foi expresso na literatura brasileira do mesmo perodo?

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 21) Um dos maiores problemas nos estudos histricos no Brasil acerca da escravido seu relativo desconhecimento da histria e da cultura africanas. A, a histria do Congo tem muitas lies a dar, quer para os interessados no estudo da frica, quer para os estudiosos da escravido e da cultura negra na dispora colonial. Afinal, a regio do Congo-Angola foi daquelas que mais forneceram africanos para o Brasil, especialmente para o Sudeste, posio assumida no sculo XVII e consolidada na virada do sculo XVIII para o XIX. (Adaptado de Ronaldo Vainfas e Marina de Mello e Sousa, Catolizao e poder no tempo do trfico: o reino do Congo da converso coroada ao movimento Antoniano, sculos XV-XVIII, Tempo. n. 6, 1998, p. 95-6). a) O que foi a dispora colonial citada no texto acima? b) Identifique duas influncias africanas no Brasil atual. c) Nomeie e explique, no Brasil atual, uma decorrncia da prtica da escravido negra.

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 22) Leia os trechos abaixo e responda questo: Aps a Primeira Guerra Mundial, a Repblica de Weimar teve controle muito limitado sobre as foras militares e policiais necessrias manuteno da paz interna. No final, a Repblica caiu em conseqncia dessa limitao, fragilidade explorada por organizaes da classe mdia, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destru-lo. (Adaptado de Norbert Elias, Os alemes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204). A exigncia da anulao da paz imposta pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do anti-semitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a Repblica de Weimar. (Adaptado de Peter Gay, A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168). a) O que foi a Repblica de Weimar? Relacione-a ascenso do nazismo. b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expresso paz imposta?

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 23) Olhe pra cima! Rumo a 53. Aqui vai Oldsmobile! (Imagem retirada de Nicolau Sevcenko , A corrida para o sculo XXI. No loop da montanha-russa . So Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 27). Essa a propaganda da primeira marca comercialmente bem-sucedida de automveis americanos. a) De que maneira os temas da velocidade e da inovao tecnolgica aparecem na propaganda acima? b) Como essa propaganda reforava o American way of life (estilo de vida americano)? c) Explique por que a corrida espacial era uma questo militar e poltica entre as dcadas de 1950 e 1960.

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(UNICAMP - 2005 - 2a fase - Questo 24) Em 1970, o Brasil se consagrou tri-campeo mundial de futebol, quando se cantava: Noventa milhes em ao, pra frente, Brasil do meu corao. (...) Salve a seleo. Falava-se de um Brasil Grande, Brasil Potncia, e distribuam-se adesivos com a inscrio Brasil, ame -o ou deixe -o. Com bandeiras do Brasil na mo, cantava-se repetidamente Este um pas que vai pra frente. (Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. So Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8). a) Relacione slogans como Esse um pas que vai pra frente com o chamado milagre econmico. b) Relacione o slogan Ame-o ou deixe -o com a represso do regime militar instaurado em 1964. c) Cite e caracterize um movimento de oposio ao regime militar.

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