(UNICAMP - 2011) Os trechos abaixo, do Auto da barca do inferno e das Memórias de um sargento de milícias, tratam, de maneira cômica, dos “pecados” de duas personagens que, cada uma a seu modo, representam uma autoridade. Leia-os com atenção e responda às questões propostas em seguida.
Frade Ah, Corpo de Deus consagrado! Pela fé de Jesus Cristo, qu’eu não posso entender isto! Eu hei-de ser condenado? Um padre tão namorado e tanto dado à virtude! Assi Deus me dê saúde que eu estou maravilhado! Diabo Não façamos mais detença. |
Embarcai e partiremos: tomareis um par de remos. Frade Não ficou isso n’avença! Diabo Pois dada está já a sentença! Frade Par Deus! Essa seri’ela! Não vai em tal caravela minha senhora Florença. Como? Por ser namorado |
e folgar com ua mulher se há um frade de se perder, com tanto salmo rezado? Diabo Ora estás bem aviado! Frade Mas estás bem corregido! Diabo Devoto padre marido, haveis de ser cá pingado... |
(Gil Vicente, Auto da barca do inferno. São Paulo: Ática, 2006, p. 35-36.)
Os leitores estão já curiosos por saber quem é ela, e têm razão; vamos já satisfazê-los. O major era pecador antigo, e no seu tempo fora daqueles de quem se diz que não deram o seu quinhão ao vigário: restava-lhe ainda hoje alguma coisa que às vezes lhe recordava o passado: essa alguma coisa era a Maria-Regalada que morava na Prainha. Maria-Regalada fora no seu tempo uma mocetona de truz, como vulgarmente se diz: era de um gênio sobremaneira folgazão, vivia em contínua alegria, ria-se de tudo, e de cada vez que se ria faziao por muito tempo e com muito gosto: daí é que vinha o apelido – regalada – que haviam juntado ao seu nome.
(Manuel Antonio de Almeida, Memória de um sargento de milícias. São Paulo: Ática, 2004, Capítulo XLV - “Empenhos”, p. 142.)
a) O que há de comum na caracterização da conduta do Frade, na peça, e do major Vidigal, no romance?
b) Que diferença entre as obras faz com que essas personagens tenham destinos distintos?