(UNICAMP - 2012 - 2 fase - Questão 5)
Em 2015, estima-se que o câncer será responsável por uma dezena de milhões de mortes em todo o mundo, sendo o tabagismo a principal causa evitável da doença. Além das inúmeras substâncias tóxicas e cancerígenas contidas no cigarro, a cada tragada, o fumante aspira fumaça a altas temperaturas, o que leva à morte células da boca e da garganta, aumentando ainda mais o risco de câncer.
a) Para avaliar o efeito nocivo da fumaça, \(N_{0}=9,0.10^{4}\) células humanas foram expostas, em laboratório, à fumaça de cigarro à temperatura de 72oC, valor típico para a fumaça tragada pelos fumantes. Nos primeiros instantes, o número de células que permanecem vivas em função do tempo t é dado por \(N_{(t)}=N_{0}(1-\frac{2t}{\tau})\), onde \(\tau\) é o tempo necessário para que 90% das células morram. O gráfico abaixo mostra como τ varia com a temperatura \(\theta\). Quantas células morrem por segundo nos instantes iniciais?
b) A cada tragada, o fumante aspira aproximadamente 35 mililitros de fumaça. A fumaça possui uma capacidade calorífica molar \(C=32 \frac{J}{K.mol}\) e um volume molar de 28 litros/mol . Assumindo que a fumaça entra no corpo humano a 72oC e sai a 37oC, calcule o calor transferido ao fumante numa tragada.
Imagem da folha de resposta.