(UNICAMP - 2014 - 1 FASE )O termo brbaro teve diferentes significados ao longo da histria. Sobre os usos desse conceito, podemos afirmar que:
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE )A histria de So Paulo no sculo XVII se confunde com a histria dos povos indgenas. Os ndios no se limitaram ao papel de tbula rasa dos missionrios ou vtimas passivas dos colonizadores. Foram participantes ativos e conscientes de uma histria que foi pouco generosa com eles. (Adaptado de John M. Monteiro, Sangue Nativo, em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/sangue-nativo. Acessado em 14/07/2013.) Sobre a atuao dos indgenas no perodo colonial, pode-se afirmar que:
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE) medida que as maneiras se refinam, tornam-se distintivas de uma superioridade: no por acaso que o exemplo parece vir de cima e, logo, retomado pelas camadas mdias da sociedade, desejosas de ascender socialmente. exibindo os gestos prestigiosos que os burgueses adquirem estatuto nobre. O ser de um homem se confunde com a sua aparncia. Quem age como nobre nobre. (Adaptado de Renato Janine Ribeiro, A Etiqueta no Antigo Regime. So Paulo: Editora Moderna, 1998, p. 12.) O texto faz referncia prtica da etiqueta na Frana do sculo XVIII. Sobre o tema, correto afirmar que:
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE )Como os abolicionistas americanos previram, os problemas da escravido no cessariam com a abolio. O racismo continuaria a acorrentar a populao negra s esferas mais baixas da sociedade dos Estados Unidos. Mas se tivessem tido a oportunidade de fazer uma viagem pelo Brasil de seus sonhos o pas imaginado por tanto tempo como o lugar sem racismo eles teriam concludo que entre o inferno e o paraso no h uma to grande distncia afinal. (Adaptado de Clia M. M. Azevedo, Abolicionismo: Estados Unidos e Brasil, uma histria comparada (sculo XIX). So Paulo: Annablume, 2003, p. 205.) Sobre o tema, correto afirmar que:
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Em 1942, os estdios Disney produziram o desenho Al Amigos, que apresenta a personagem Z Carioca. Dois anos depois surgiu uma nova animao: The Three Caballeros, conhecida no Brasil como Voc j foi Bahia?. Nos desenhos citados, o Brasil e a Amrica Latina so mostrados de forma simptica, atravs de esteretipos. Para entender esses desenhos e o esforo de Walt Disney, devemos considerar o seguinte contexto:
(UNICAMP - 2014 - 2a FASE)O cartaz abaixo foi usado pela propaganda sovitica contra o capitalismo ocidental, durante o perodo da Guerra Fria. O texto diz: Duas infncias. Na URSS (parte superior) crianas so apoiadas pelo amor da nao! Nos pases capitalistas (figura inferior), milhes de crianas vivem sem comida ou abrigo. a) Como o cartaz descreve a sociedade capitalista ocidental? b) Cite dois conflitos blicos do perodo da Guerra Fria.
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) A imagem acima, obra de Andy Warhol, pertence a uma srie que faz referncia a outros cones do sculo XX. Sobre o artista e a obra correto afirmar que:
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Desde o perodo neoltico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrrios prprios aproveitando as condies naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade. Assinale a alternativa que estabelece corretamente a relao entre o povo habitante de uma determinada rea, o sistema produtivo por ele desenvolvido, as condies naturais aproveitadas e os produtos cultivados.
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) No mapa abaixo esto indicados por nmeros trs pases do Continente Africano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a localizao e caractersticas desses pases.
(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)Na Lei Orgnica do Ensino Secundrio de 9 de abril de 1942, podemos ler: 1. recomendvel que a educao secundria das mulheres se faa em estabelecimentos de ensino de exclusiva presena feminina. 2. Incluir-se- nas terceira e quarta sries do curso ginasial e em todas as sries dos cursos clssico e cientfico a disciplina de economia domstica. 3. A orientao metodolgica dos programas ter em mira a natureza da personalidade feminina, bem como a misso da mulher dentro do lar. (Adaptado de Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro (orgs.), Nova Histria das Mulheres. So Paulo: Contexto, 2012, p. 337.) a) Cite duas mudanas na legislao que afetaram a condio feminina no Brasil nas dcadas de 1930 e 1940. b) Qual o papel desejado para a mulher durante o Estado Novo (1937-1945)?
(UNICAMP - 2014 - 2 FASE) Angelo Agostini (1833-1910) expressou sua crtica a D. Pedro II em uma caricatura publicada na Revista Ilustrada, em 1887. a) Conforme a imagem, qual a crtica de Agostini ao Imperador? b) Indique e explique um processo que expresse a situao de crise vivida no final do Imprio.
(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)(...) o desencanto com a Nova Repblica era provocado principalmente pelo fracasso dos vrios planos econmicos que no conseguiram domar o drago da inflao. Depois do breve sucesso do Plano Cruzado, de 1986, a arrancada dos preos disparou, esmagando o poder de compra dos brasileiros, especialmente dos mais pobres. (Marly Motta, Rumo ao planalto. Disponvel em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/especial-nova-republicarumo-ao-planalto. Acessado em 09/08/2013.) a) Explique o que inflao. b) Quais os efeitos do congelamento de preos, base do Plano Cruzado, para a economia brasileira do perodo?
(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Para Portugal, no era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colnias, tais como Frana, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colnia e, depois, do recm-criado imprio do Brasil poderia significar um risco. Da, a preferncia por imigrantes dos estados alemes, da Sua, e da Itlia. Pedro I continuou essa poltica enfatizando que era necessrio apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o nmero de braos dos quais necessitvamos. (Adaptado de Joo Klug, Imigrao no Sul do Brasil, em Keila Grinberg e Ricardo Sales (org.). O Brasil Imperial. v. III. 1870-1889. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2009, p. 247.) Assinale a alternativa correta.
(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)Desde o incio da colonizao, os portugueses chamaram de tapuias os grupos indgenas que julgavam brbaros, por seus hbitos culturais distintos dos que habitavam o litoral e por seu poder de resistncia aos portugueses. a) Contextualize historicamente os significados de Guerra Justa para os portugueses a partir do fim da Idade Mdia. b) Indique duas prticas dos indgenas que os portugueses consideravam brbaras.