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Questões de História - UNICAMP 2019 | Gabarito e resoluções

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Questão 13
2019História

(UNICAMP- 2019 - 2 fase) Havia em Alexandria uma filsofa chamada Hiptia que foi admitida na escola de Plato, demonstrando competncia para ensinar as cincias a todos os que o desejassem. Hiptia interrogava: Por que as estrelas no caem do cu? E respondia: Porque seguem a rota mais perfeita, que o crculo do cu em torno da Terra, que, por sua vez, centro do cosmos. Acreditando nesta tradio e movida pela curiosidade, ela instigava: Se voc no questiona aquilo em que acredita, no pode acreditar. Alm disso, acrescentava: Eu acredito na filosofia e preciso nos livrarmos de todas as ideias preconcebidas de qualquer natureza. Na histria da filosofia, Hiptia considerada uma expoente do neoplatonismo. A oposio entre o neoplatonismo e o cristianismo teria marcado o tempo em que ela viveu. Para o filsofo Pierre Hadot, o neoplatonismo foi um foco de resistncia ao cristianismo. Essa resistncia continuou at 529, quando o imperador Justiniano proibiu os pagos de ensinar, fechou as escolas filosficas de Atenas e passou a perseguir filsofos em Alexandria. Nesse contexto, a matemtica Hiptia foi assassinada em 415, em Alexandria, por cristos fanticos. (Adaptado de Salma Tannus Muchail, Notcias de Hiptia. Labrys, estudos feministas, v. 23, jan./jun. 2013. Disponvel em https://www.labrys.net.br/ labrys23/ filosofia/salma.htm. Acessado em 10/07/2017.) A partir do texto acima e de seus conhecimentos histricos e filosficos, a) identifique dois princpios filosficos defendidos por Hiptia; b) aponte e explique uma motivao do imperador Justiniano para perseguir correntes de pensamento no crists.

Questão 14
2019História

(UNICAMP- 2019 - 2 fase) Sobre o dirio do indgena Chimalpahin, o historiador Serge Gruzinski escreveu: Toda a obra do cronista transborda de anotaes que desenham um imaginrio planetrio, cujas referncias nos parecem muitas vezes inesperadas. Dois meses depois de ter evocado o assassinato do rei de Frana, em 15 de novembro de 1610, Chimalpahin dirige seu olhar para o Japo e anota: Dom Rodrigo de Vivero, vindo do Japo, perto da China, fez sua entrada na Cidade do Mxico. Fez-se amigo do imperador japons e este lhe emprestou a fortuna que Rodrigo trouxe Cidade do Mxico; ele trouxe, alm disso, alguns japoneses com ele. Todos estavam vestidos como se vestiam l, com uma espcie de colete e um cinto em torno da cintura, onde levavam sua katana de ao, uma espcie de espada. No se mostravam tmidos, no eram pessoas calmas ou humildes, tinham, ao contrrio, o aspecto de guias ferozes. (Adaptado de Serge Gruzinski, As quatro partes do mundo: histria de uma mundializao. Belo Horizonte: Editora UFMG, So Paulo: Edusp, 2014, p. 36.) Considerando o estudo histrico de Gruzinski e seus conhecimentos, a) identifique, a partir do texto, dois aspectos que caracterizam os contatos culturais; b) explique a importncia do dirio de Chimalpahin para a compreenso do processo de colonizao da Amrica.

Questão 15
2019História

(UNICAMP- 2019 - 2a FASE) O perodo de 1840 a 1890 o do triunfo da ideologia do progresso, simultaneamente ao grande boom econmico e industrial do Ocidente. (Adaptado de Jacques Le Goff, Histria e memria. Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 204-245.) Com base no texto e em seus conhecimentos histricos, a) apresente duas caractersticas importantes do boom econmico e industrial do Ocidente entre 1840 e 1890; b) explique o iderio do progresso e o relacione com a Primeira Guerra Mundial

Questão 16
2019HistóriaSociologia

(UNICAMP- 2019 - 2 fase) Desde a publicao do livro Casa-grande e senzala, em 1933, at o incio da dcada de 1960, Gilberto Freyre gozou de um prestgio que poucos autores alcanaram em toda a histria das letras brasileiras. A questo racial se constituiu em um dos captulos essenciais da interveno do autor, contribuindo na maneira como o pas pensou a sua diversidade, que o socilogo chamou de democracia tnica e social. (Adaptado de Alberto Luiz Schneider, Iberismo e luso-tropicalismo na obra de Gilberto Freyre. Revista de Histria da historiografia, v.1, n.1, dez. 2012, p. 75-93.) a) Identifique o pressuposto da tese da democracia racial e explique por que ela tem sido questionada no Brasil atual. b) Considerando o contexto internacional entre 1960 e 1990, identifique e descreva um movimento social cujas reivindicaes polticas centraram-se em questes raciais.

Questão 17
2019História

(UNICAMP- 2019 - 2a FASE) O cineasta Orlando Senna conta a experincia de ver a primeira exibio do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha em 1964: era uma plateia pequena e ns vimos pela primeira vez, pronto, o Deus e o Diabo na Terra do Sol, e foi aquele impacto pra vida inteira. Eu me lembro que quando o filme terminou de ser exibido, foi um silncio enorme. Teve um silncio, e depois de um tempo enorme, toda essa plateia chorando. (Adaptado do filme O Guarani. Direo de Cludio Marques e Marlia Hughes. Salvador, 2008.) A partir do relato acima e de seus conhecimentos histricos, responda s questes. a) O filme de Glauber Rocha trata da figura do sertanejo, privilegiando o messianismo. Cite e explique dois elementos fundamentais do messianismo no Nordeste brasileiro entre as dcadas de 1890 e 1930. b) O depoimento registra o impacto produzido pelo filme em sua primeira exibio, no dia 17 de maro de 1964. Explique o significado cultural e poltico do Cinema Novo no Brasil dos anos 60.

Questão 18
2019História

(UNICAMP- 2019 - 2 fase) A Agncia da ONU para Refugiados (ACNUR) foi criada em dezembro de 1950 por resoluo da Assembleia Geral das Naes Unidas. Iniciou suas atividades em janeiro de 1951. O Protocolo de 1967 reformou a Conveno de 1951 e expandiu o mandato da ACNUR para alm das fronteiras europeias e das pessoas afetadas pela Segunda Guerra Mundial. Em 1995, a Assembleia Geral designou a ACNUR como responsvel pela proteo e assistncia dos aptridas em todo o mundo. Nas ltimas dcadas, os deslocamentos forados atingiram nveis sem precedentes. Estatsticas recentes revelam que mais de 67 milhes de pessoas no mundo todo deixaram seus locais de origem por causa de conflitos, perseguies e graves violaes de direitos humanos. (Adaptado de http://www.acnur.org/portugues/convencao-de-1951/. Acessado em 31/08/2018.) a) Explique o contexto de criao da ACNUR e seu principal objetivo. b) Levando em considerao os princpios da ONU, relacione a condio de refugiado com a noo de cidadania e de direitos humanos.

Questão 34
2019HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2019 - 1a FASE) Como regime social, o fascismo social pode coexistir com a democracia poltica liberal. Em vez de sacrificar a democracia s exigncias do capitalismo global, trivializa a democracia at o ponto de no ser necessrio sacrific-la para promover o capitalismo. Trata-se, pois, de um fascismo pluralista e, por isso, de uma forma de fascismo que nunca existiu. Podemos estar entrando num perodo em que as sociedades so politicamente democrticas e socialmente fascistas. (Adaptado de Boaventura de Sousa Santos, Epistemologias do Sul. So Paulo:Cortez, 2010, p. 47.) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, a coexistncia entre fascismo e democracia

Questão 56
2019História

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Raros so os cientistas que se dedicam a medir um nico fenmeno. Mais raro ainda so aqueles que alteram o comportamento da humanidade com suas medies. O norte-americano Charles D. Keeling passou a vida medindo a quantidade de CO2 existente na atmosfera, demonstrando que a quantidade desse gs est aumentando. Em 1958, muito antes do surgimento dos movimentos ecolgicos, Keeling desconfiou de que esse efeito era devido queima de combustveis fsseis. Na ltima dcada, a hiptese de Keeling foi testada pela anlise de bolhas de ar retidas no gelo polar, revelando que a concentrao de CO2 permaneceu inalterada por milnios, aumentando a partir do sculo XIX. (Adaptado de Fernando Reinach, A longa marcha dos grilos canibais. So Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 41 - 42.) Os experimentos com as bolhas de ar do gelo polar indicam que a elevao das emisses de CO2

Questão 57
2019HistóriaFilosofia

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) O texto a seguir, extrado de uma reportagem publicada em um jornal paulista, apresenta concluses sobre a incluso de Filosofia e Sociologia no Ensino Mdio, a partir de dados levantados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada). A incluso de Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatrias no Ensino Mdio em 2009 prejudicou a aprendizagem de matemtica dos jovens brasileiros,principalmente os de baixa renda. A concluso de um estudo indito que ser publicado pelo IPEA. Segundo ele, a mudana levou as notas de jovens residentes em municpios com muito baixo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), que engloba aspectos da renda, escolaridade e sade, a cair 11,8%, 8,8% e 7,7% em redao, matemtica e linguagens (que inclui portugus, lngua estrangeira e outras linguagens), respectivamente. (Adaptado de rica Fraga, Filosofia e Sociologia obrigatrias derrubam notas em Matemtica; em Folha de So Paulo. 16/04/2018.) A partir das relaes histricas entre as disciplinas mencionadas na reportagem e de uma anlise crtica da concluso da pesquisa, marque a alternativa correta.

Questão 72
2019História

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Os estudiosos muulmanos adaptaram a herana recebida dos povos arabizados. Entre os domnios conquistados pelos muulmanos estavam a Mesopotmia e o antigo Egito, civilizaes que desde cedo observaram os fenmenos astronmicos. O estudo dos fenmenos naturais no Crescente Frtil possibilitou a agricultura e perdurou por milnios. Nas costas do Mar Egeu, na regio da Jnia, surgiram no sculo VI a.C. as primeiras explicaes dos fenmenos naturais desvinculadas dos desgnios divinos. E as conquistas de Alexandre permitiram o incio do intercmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos imprios egpcio, babilnico e persa, de outro. Alm disso, houve trocas cientficas e culturais com os indianos. O imprio rabe-islmico foi, a partir do sculo VII, o herdeiro desse legado cientfico multicultural, ao qual os estudiosos muulmanos deram seus aportes ao longo da Idade Mdia. (Adaptado de Beatriz Bissio, O mundo falava rabe. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2012, p. 200-201.) Considerando o texto acima sobre o Isl Medieval e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Questão 73
2019História

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Leia o texto a seguir e observe a figura do Homem Vitruviano. Ao longo da vida, cada vez mais, Leonardo da Vinci passou a perceber que a matemtica era a chave para transformar suas observaes em teorias. No existe certeza na cincia em que a matemtica no possa ser aplicada, declarou. (Adaptado de Walter Isaacson, Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrnseca, 2017, p. 52.) Assinale a alternativa que expressa adequadamente a correlao entre o texto e a imagem.

Questão 74
2019História

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) A seguir, leia um trecho da petio ao rei de Espanha escrita por Juan Garrido, conquistador residente na cidade do Mxico, em 27 de Setembro de 1538. Eu, Juan Garrido, de cor negra, membro desta comunidade [vecino], e residente nesta cidade, trago um relato de como servi Vossa Majestade na conquista e pacificao desta Nova Espanha. Desde quando Corts entrou nela, estive presente em todas as invases, conquistas e pacificaes realizadas no sul do Pacfico, nas ilhas de Porto Rico e de Cuba. Fiz tudo s minhas custas, sem receber nem salrio nem repartimiento de ndios ou qualquer outra coisa. De todas estas formas, durante trinta anos, servi e continuo a servir Vossa Majestade. (Traduzido e adaptado de Matthew Restall, Probanza of Juan Garrido. Black Conquistadors: Armed Africans in Early Spanish America. The Americas, Cambridge, v. 57, n. 2, out. 2000, p. 171.) Assinale a alternativa correta.

Questão 75
2019História

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Entre os sculos XVII e XVIII, o nheengatu se tornou a lngua de comunicao intertnica falada por diversos povos da Amaznia. Em 1722, a Coroa exortou os carmelitas e os franciscanos a capacitarem seus missionrios a falarem esta lngua geral amaznica to fluentemente como os jesutas, j que em 1689 havia determinado seu ensino aos filhos de colonos. (Adaptado de Jos Bessa Freire, Da fala boa ao portugus na Amaznia brasileira. Amerndia, Paris, n. 8, 1983, p.25.) Com base na passagem acima, assinale a alternativa correta.

Questão 76
2019História

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Tanto que se viu a abundncia do ouro que se tirava e a largueza com que se pagava tudo o que l ia, logo se fizeram estalagens e logo comearam os mercadores a mandar s Minas Gerais o melhor que chega nos navios do Reino e de outras partes. De todas as partes do Brasil, se comeou a enviar tudo o que d a terra, com lucro no somente grande, mas excessivo. Daqui se seguiu, mandarem-se s Minas Gerais as boiadas de Paranagu, e s do rio das Velhas, as boiadas dos campos da Bahia, e tudo o mais que os moradores imaginaram poderia apetecer-se de qualquer gnero de cousas naturais e industriais, adventcias e prprias. (Adaptado de Andr Antonil, Cultura e Opulncia do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia-Edusp, 1982, p. 169-171.) Sobre os efeitos da descoberta das grandes jazidas de metais e pedras preciosas no interior da Amrica portuguesa na formao histrica do centro-sul do Brasil, correto afirmar que:

Questão 77
2019História

(UNICAMP - 2019 - 1 FASE) Os viajantes, missionrios, administradores coloniais e etngrafos europeus, no passado, tenderam a fundir mltiplas identidades em um nico conceito de tribo. O uso da palavra tribo para descrever as sociedades africanas surgiu de um desejo de enaltecer o Estado-nao, ao mesmo tempo em que sugeria a inferioridade inerente de outros. Em resumo, conotava polticas primitivas que eram menos desenvolvidas do que as polticas dos Estados-nao. (Adaptado de John Parker e Richard Rathbone, A ideia de frica, em Histriada frica. Lisboa: Quimera, 2016, p. 56-58.) Baseado no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

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