Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UNICAMP 2023 | Gabarito e resoluções

1-15 de 15
Questão 7
2023História

(UNICAMP - 2023- 2 fase) Texto 1 Texto 2 Eu sou apenas um rapaz latino-americano / Sem dinheiro no banco, / Sem parentes importantes, e vindo do interior / Mas sei que tudo proibido, / alis, eu queria dizer / Que tudo permitido (...) (Belchior, Apenas um rapaz latino-americano. Alucinaes, 1976.) Texto 3 A Amrica Latina padece da falta de uma expresso unnime que compreenda a todas as naes situadas ao sul do Rio Bravo e que se estendem pelo vasto continente at a Patagnia e a Terra do Fogo. (Adaptado de DE LA TORRE, Vctor Ral Haya. El problema historico de Nuestra America. Amauta, Lima, p. 20, fevereiro de 1928.) a)O Brasil faz parte da identidade latino-americana. A partir da leitura dos textos e de seus conhecimentos, justifique essa afirmao, apresentando um aspecto econmico e outro cultural como parte de sua resposta. b)O texto 1 uma releitura da obra Amrica invertida, de 1943, criada pelo uruguaio Joaqun Torres Garca. A obra original o mapa ao fundo. Como a obra original dialoga com a produo de certo imaginrio latino-americano das dcadas de 1960-1970? Como a releitura proposta na imagem de 2022 ressignifica a identidade latino-americana?

Questão 15
2023História

(UNICAMP - 2023- 2 fase) A histria dos registros cartogrficos evidencia que a produo dos mapas varia conforme seus contextos histricos, podendo ser uma experincia socialmente partilhada. No Renascimento, a cartografia era um ponto de encontro entre arte e cincia e expunha o teatro do mundo aos olhos maravilhados dos europeus que tinham acesso direto aos mapas. A cada ano, as expedies vinham da sia, da frica e do Novo Mundo com novidades. Em Lisboa e em Sevilha, como na maior parte do continente, as cartas martimas incitavam as viagens e as conquistas. Na ndia, os cartgrafos no haviam produzido nenhum mapa detalhado do conjunto do subcontinente indiano nessa poca. Porm, existiam mapas locais que respondiam a diferentes necessidades. Existiam mais de duzentos mapas antes do sculo XVIII, principalmente do Noroeste, do Centro e do Oeste do subcontinente. Eles davam conta da extenso e da propriedade das terras cultivadas e de uma tradio de medio desses espaos em escala local no subcontinente indiano. (Adaptado de RAJ, Kapil. Conexes, cruzamentos, circulaes. A passagem da cartografia britnica pela ndia, sculos XVII-XIX. Cultura. Revista de Histria e Teoria das Ideias. v. 24, 2007, p. 161.) Considerando o excerto acima, a) identifique e explique dois aspectos importantes dos registros cartogrficos na Europa neste primeiro processo de mundializao. b) destaque dois aspectos da produo e dos usos dos mapas no subcontinente indiano que eram diferentes dessa tradio cartogrfica europeia.

Questão 16
2023História

(UNICAMP - 2023 - 2 fase) Quando os europeus comearam a ocupar o atual territrio brasileiro, ao longo do sculo XVI, encontraram dois grandes complexos de florestas tropicais: a Mata Atlntica e a floresta amaznica. O destino diverso desses dois complexos florestais um dado muito significativo para o entendimento da histria. Ao contrrio da Mata Atlntica, a floresta amaznica manteve-se praticamente intacta at poucas dcadas atrs. No incio da dcada de 1970, apesar dos sculos de explorao econmica no contexto da moderna economia-mundo, apenas 1% da sua cobertura original havia sido destruda. (Adaptado de PDUA, J. A. Biosfera, histria e conjuntura na anlise da questo amaznica. Histria, Cincias, Sade-Manguinhos, vol. 6 (suplemento), p. 793-811, 2000.) A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, a) cite e explique duas razes para a destruio da Mata Atlntica entre os sculos XVI e XIX. b) identifique e explique uma mudana no contexto nacional e outra no quadro internacional que podem ser analisadas como impul- sionadoras da destruio da floresta amaznica entre os anos de 1970 e 2000.

Questão 17
2023História

(UNICAMP - 2023 - 2 fase) A histria ambiental examina tanto a interao humana como mundo natural ao longo do tempo quanto as formas como as pessoas moldam o meio ambiente e so moldadas por ele. As paisagens so profundamente moldadas pela cultura, migrao humana, relaes de poder e redes imperiais. Estudos ambientais das antigas sociedades de plantation tm incentivado uma perspectiva atlntica transnacional. (Referncia do mapa e do excerto: CARNEY, J. A.; WATKINS, C. Arroz, protagonismo africano e a transformao ecolgica das Amricas. Boletim do Museu Paraense Emlio Goeldi. Cincias Humanas, 16(2), 2021, p. 12. / Adaptado de: CAIZARES-ESGUERRA, J.; BREEN, B. Hybrid atlantics: future directions for the history of the Atlantic World. History Compass, 11(8), 2013, p. 597-609.) a) O mapa sintetiza os circuitos de difuso do arroz africano (o. glaberrima) nas Amricas desde a segunda metade do sculo XVII. Cite e analise um aspecto da difuso do arroz nas Amricas que evidencie a relao entre o trnsito de pessoas e seu impacto na transformao ecolgica do Novo Mundo. b) Identifique o continente de origem do milho e, com base no excerto, analise um elemento do processo de transmisso dos saberes em torno de sua cultura nas Amricas do perodo colonial.

Questão 18
2023História

(UNICAMP - 2023 - 2 fase) O compositor de msica clssica Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg, na ustria, em 1756. Era de origem burguesa modesta. Com trs anos, comeou a aprender tocar piano e, aos cinco, j havia escrito um concerto para cravo. Mozart faleceu em 1791, aos 35 anos, e foi enterrado numa vala comum. O compositor tinha conscincia de seu raro dom e deixou em torno de 600 obras. Durante boa parte de sua vida, trabalhou incansavelmente, mas no encontrou o reconhecimento que desejava, especialmente na corte de Viena. O destino de Mozart foi muito marcado por sua situao social, pois havia uma dependncia do msico com relao aristocracia da corte. Nela, a nobreza estabelecia o padro para os artistas de todas as origens sociais. Ao analisar sua vida, preciso ser capaz de traar um quadro claro das presses sociais que agem sobre o indivduo. (Adaptado de: ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gnio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.) A partir do excerto e de seus conhecimentos, responda: a) Considerando o valor social do artista e as presses sociais da poca, explique por que seria anacrnico afirmar que Mozart era percebido como gnio naquele contexto histrico (1756-1791). b) Explique o iderio de meritocracia na ordem social burguesa do sculo XIX e o diferencie dos princpios de estratificao social do Antigo Regime.

Questão 19
2023História

(UNICAMP - 2023 - 2 fase) A primeira transmisso de rdio realizada no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, durante a inaugurao da Exposio do Centenrio da Independncia no Rio de Janeiro. O ento Presidente da Repblica, Epitcio Pessoa, participou do acontecimento e transmitiu seu pronunciamento. O rdio permitia uma encenao de carter simblico e envolvente, estratgias de iluso participativa e de criao de um imaginrio homogneo de comunidade nacional. O importante no era exatamente o que era transmitido e, sim, como era transmitido, permitindo a explorao de sensaes e emoes propcias para o envolvimento poltico dos ouvintes. (Adaptado de: LENHARO, A. A Sacralizao da Poltica. Campinas: Papirus, 1986, p. 42.) A partir da leitura do documento acima e a) considerando as relaes entre o evento histrico do 7 de setembro de 1922 e o rdio, cite e explique dois significados da primeira transmisso oficial do rdio no Brasil. b) tendo em vista os vnculos entre o Presidente e a populao brasileira, explique dois aspectos do rdio na cultura poltica da Era Vargas (1930-1945).

Questão 20
2023História

(UNICAMP - 2023 - 2 fase) Nos tempos de George Orwell, como ilustra seu romance 1984, publicado em 1949, era possvel conceber o Poder como um Grande Irmo que monitorava cada gesto de cada um de seus sditos. No contexto contemporneo, em uma sociedade pautada na vigilncia e no controle social, o Big Brother televisivo uma caricatura do Grande Irmo, porque neste programa o pblico pode monitorar o que acontece com um pequeno grupo que se rene justamente para se exibir. No entanto, aquilo que, no tempo de Orwell, era apenas profecia parece ter se realizado, pois o Poder pode monitorar cada movimento dos sujeitos atravs de seu telefone celular; cada transao realizada, hotel visitado, autoestrada percorrida atravs de seu carto de crdito. (Adaptado de ECO, U. Construir o inimigo e outros escritos ocasionais. Rio de Janeiro: Editora Record: 2021, p. 233.) No romance 1984, Orwell descreve as vigilncias implementadas por um imaginado Estado Totalitrio. A partir desta informao e do excerto acima, a) aponte e explique dois aspectos do Poder do Grande Irmo, imaginado por Orwell, diferenciando-os de dois aspectos correlatos na sociedade de vigilncia do mundo contemporneo. b) cite e explique dois aspectos importantes do debate tico sobre os dados de usurios de plataformas digitais por parte das grandes corporaes.

Questão 57
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) As gravuras eram um importante e significativo meio de comunicao nas sociedades europeias. Os ecos do Novo Mundo chegavam Europa rapidamente pelas mos daqueles que nunca tinham pisado no continente recm-descoberto. (Adaptado de TATSCH, Flavia Galli. A construo visual da Amrica em gravuras: cdigos de Percepo e suas transformaes. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Londrina PR.) A partir da leitura da imagem e do texto acima que versam, ambos, sobre a construo visual, em gravuras, da Amrica do incio da Era Moderna , correto afirmar que

Questão 58
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) As estimativas sobre a populao de Palmares no sculo XVII oscilam entre 5 e 20 mil pessoas. A crnica abaixo, de 1678, descreve o territrio palmarino: Reconhecem-se todos obedientes a um que se chama o Ganga Zumba, que quer dizer Senhor Grande. A este tem por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares como vindos de fora. Habita na sua cidade real que chamam o Macaco. Esta a metrpole entre as mais cidades e povoaes. Est fortificada toda em cerco de pau a pique, com torneiras abertaspara ataque e defesa. E pela parte de fora toda se semeia de estrepes de ferro e buracos no cho. Ocupa esta cidade dilatado espao, forma-se mais de 1500 casas. A segunda cidade chama-se Sirbupira; nesta habita o irmo do rei que se chama o Zona. fortificada toda de madeira e pedras, compreende mais de oitocentas casas. Das mais cidades e povoaes darei notcia quando lhe referir as runas. (Adaptado de: ANTT, Manuscrito da Livraria, cod. 1185, fls. 149-55v. In: LARA, Silvia; FACHIN, Phablo (org.). Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678. So Paulo: Cho Editora, 2021, p. 9 49.) Sobre a organizao do espao palmarino, correto afirmar que

Questão 59
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) No livro A inveno dos direitos humanos, a historiadora Lynn Hunt nomeou dois mecanismos de transformao na Frana de fins do sculo XVIII. O primeiro seria a popularizao dos chamados romances epistolares. As cartas enviadas pelas protagonistas discorrem sobre as emoes humanas para os leitores. As lutas das personagens Clarissa e Pmela, descritas por Samuel Richardson, ou as questes de Jlia, personagem de Jean-Jacques Rousseau, fizeram com que os leitores reconhecessem a legitimidade de seus desejos e de suas vivncias. Outro mecanismo de transformao social foi a campanha contra a tortura, marcada por uma nova viso de corpo. Para Hunt, ler relatos de tortura e romances epistolares ajudou a moldar o foro ntimo de cada um, o que teve repercusso na poltica. Considerando o texto acima e o contexto histrico comentado, assinale a alternativa correta sobre os direitos humanos.

Questão 60
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) Observe abaixo duas pinturas histricas oitocentistas que se tornaram cnones visuais da Histria do Brasil, e que so acionadas, por exemplo, nas comemoraes do Bicentenrio da Independncia. A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito da produo do passado histrico.

Questão 61
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) Na Greve de 1917 em So Paulo, os conflitos propagaram-se a partir do Cotonifcio* Crespi, com cerca de 2 mil trabalhadores; em pouco tempo, congregaram 50 mil pessoas numa cidade de 400 mil habitantes. Entre sociedades de classes, as quais eram combativas, polticas e de identidade tnica, havia sido organizado em maro daquele ano, pouco antes da ecloso da greve, o Comit Popular de Agitao contra a explorao das crianas. Por meio de enquetes, reunies e palestras, o Comit procurava revelar as relaes de trabalho a que os menores estavam sujeitos: jornadas extenuantes e graves acidentes. Nas notcias de jornais, era comum encontrar casos como o de Jos, de 12 anos, que teve o brao esmagado por uma mquina amassadeira da fbrica de biscoitos A Fidelidade, e Henrique Guido, de 8 anos, que teve os dedos decepados numa oficina da Barra Funda. (Adaptado de FRACCARO, Glaucia. Mulheres, sindicato e organizao poltica nas greves de 1917 em So Paulo. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 37, n. 76, p. 76-77, 2017.) *Cotonifcio: algodoaria. Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a histria do trabalho no Brasil, correto afirmar que

Questão 62
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) Como pode um povo vivo Viver nesta carestia Como poderei viver Como poderei viver Dia e noite, noite e dia Com a barriga vazia Como pode um operrio Viver com esse salrio Como pode a crianada Estudar sem comer nada (Programa oficial do lanamento geral do abaixo-assinado do Movimento do Custo de Vida, 12/03/1978. Doc. 039_4. Fundo ECO_PRE, Centro Pastoral Vergueiro. Citado em: MONTEIRO, Thiago Nunes. Como pode um povo vivo viver nesta carestia: O Movimento do Custo de Vida em So Paulo (1973-1982). So Paulo: Humanitas, 2017.) A letra acima foi utilizada pela campanha coordenada pelo Movimento Custo de Vida, iniciado por mulheres das periferias da cidade de So Paulo, em 1978. Sobre as lutas por melhores condies de vida durante a dcada de 1970 na ditadura militar (1964-85), correto afirmar que

Questão 63
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) Sobre os debates entre os Governos do Mercosul, importante destacar que existem instncias de construo de memrias regionais. Estas experincias acompanham os processos de verdade e justia que esto em andamento nos pases para revisar, investigar e julgar os crimes de lesa-humanidade cometidos, no passado, pelo Estado. Nesta linha, os lugares de Memria so instncias que buscam transformar certas marcas a fim de evocar memrias e torn-las inteligveis ao situ-las no contexto de um relato mais amplo. (Adaptado de: MERCOSUL. Instituto de Polticas Pblicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH). Princpios fundamentais para as polticas pblicas sobre lugares de memria. Buenos Aires: Mercosul, p. 5, 2012.) A partir do excerto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Questão 64
2023História

(UNICAMP - 2023- 1 fase) A palavra Antropoceno aparece hoje no ttulo de centenas de livros e artigos cientficos, em milhares de citaes, e seu uso continua a crescer nos meios de comunicao. Referindo-se poca em que as aes humanas comearam a provocar alteraes biofsicas em escala planetria, o termo foi criado nos anos de 1980 e popularizado na dcada de 2000. Grupos de especialistas constataram que essas alteraes afetavam o Sistema Terra do relativo equilbrio observado desde o incio do Holoceno, h 11.700 anos. Para marcar o incio dessa nova era, tais grupos escolheram simbolicamente o ano de 1784, momento do aperfeioamento da mquina a vapor e sua popularizao. O contexto tambm corresponde ao incio da revoluo industrial e da utilizao dos combustveis fsseis. (Adaptado de LNA, Philippe; ISSBERNER, Liz-Rejane. Antropoceno: os desafios essenciais de um debate cientfico. Correio da Unesco. Suplemento online. Unesco Courrier. 2018-2. Disponvel em: https://pt.unesco.org/courier/2018-2/antropoceno-os-desafios- -essenciais-um-debate-cientifico . Acesso em 03/05/2022.) Com base na leitura do texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

1-15 de 15