(Unifesp 2005) A uma solução aquosa contendo KI suficiente para tornar o meio condutor, foram adicionadas algumas gotas do indicador fenolftaleína. A solução resultante foi eletrolisada com eletrodos inertes, no dispositivo esquematizado a seguir. São fornecidos os potenciais padrão de redução das espécies químicas presentes na solução, que podem sofrer óxido-redução no processo. K+(aq) + e- → K(s) E0 = - 2,93V2H2O(ℓ) + 2e- → H2(g) + 2OH-(aq) E0 = - 0,83VI2(s) + 2e- → 2I-(aq) E0 = + 0,54VO2(g) + 4H+(aq) + 4e- → H2O(ℓ) E0 = + 1,23V Com base nesses dados, pode-se prever que, durante a eletrólise da solução, haverá desprendimento de gás
(Unifesp 2005/Adaptada) Os dados do rótulo de um frasco de eletrólito de bateria de automóvel informam que cada litro da solução deve conter aproximadamente 390 g de H2SO4 puro.Com a finalidade de verificar se a concentração de H2SO4 atende às especificações, 4,00 mL desse produto foram titulados com solução de NaOH 0,800 mol/L. Para consumir todo o ácido sulfúrico dessa amostra foram gastos 40,0 mL da solução de NaOH. (Dado: massa molar de H2SO4 = 98,0 g/mol) Considere as afirmações: I) A especificação do rótulo é atendida, pois a massa de ácido sulfúrico encontrada é de 392 g. II) A fórmula do produto oficial encontrado é o Na2SO4(sulfato de sódio). Está (ão) correta(s)
(Unifesp 2005) A necessidade de se encontrarem alternativas para o petróleo, uma fonte não renovável, como a principal matéria-prima para a obtenção de combustíveis, tem estimulado as pesquisas sobre fontes renováveis como, por exemplo, o biodiesel. No Brasil, o biodiesel tem sido obtido a partir de óleos vegetais, pela reação representada pela equação em que R1, R2, R3 = cadeias carbônicas, de C7 a C23. Sobre esse processo de síntese do biodiesel, foram feitas as seguintes afirmações: I. O biodiesel é uma mistura de monoalquil ésteres de cadeias longas, derivados do etanol. II. O biodiesel é formado por produtos em que R1, R2 e R3 são cadeias carbônicas saturadas. III. Se, ao invés de etanol, for empregado o metanol na reação, o produto obtido será uma mistura de sais de ácidos carboxílicos. Está correto o que se afirma em:
(Unifesp 2005) Compostos de chumbo podem provocar danos neurológicos gravíssimos em homens e animais. Por essa razão, é necessário um controle rígido sobre os teores de chumbo liberado para o ambiente. Um dos meios de se reduzir a concentração do íon Pb2+ em solução aquosa consiste em precipitá-lo, pela formação de compostos poucos solúveis, antes do descarte final dos efluentes. Suponha que sejam utilizadas soluções de sais de Na+ com os ânions Xn- , listados na tabela a seguir, com concentrações finais de Xn- iguais a 10-2 mol/L, como precipitantes. Assinale a alternativa que contém o agente precipitante mais eficiente na remoção do Pb2+ do efluente.
(UNIFESP -2005) Os resultados da titulao de 25,0 mililitros de uma soluo 0,10 mol/L do cido CH3COOH por adio gradativa de soluo de NaOH 0,10 mol/L esto representados no grfico. Com base nos dados apresentados neste grfico foram feitas as afirmaes: I. O ponto A corresponde ao pH da soluo inicial do cido, sendo igual a 1. II. O ponto B corresponde neutralizao parcial do cido, e a soluo resultante um tampo. III. O ponto C corresponde ao ponto de neutralizao do cido pela base, sendo seu pH maior que 7. correto o que se afirma em