(Unifesp SP/2020_modificado) A Klebsiella pneumoniae uma bactria oportunista de um grupo que est entre os microrganismos que mais causam infeces hospitalares e que mais tm desenvolvido resistncia a antibiticos nos ltimos anos. Outro microrganismo desse grupo a Klebsiella pneumoniae carbapenemase, uma superbactria. Pesquisadores analisaram K. pneumoniae presentes na urina de 48 pessoas diagnosticadas com infeco urinria. Em duas pessoas as bactrias apresentaram um fentipo de virulncia, conhecido como hipermucoviscosidade, em que as bactrias produzem grande quantidade de um biofilme espesso e viscoso, que adere as bactrias ao epitlio da bexiga e as protegem, tornando dificlima sua eliminao. (Karina Toledo. Bactrias multirresistentes so identificadas fora de ambiente hospitalar. http://agencia.fapesp.br, 21.08.2019. Adaptado.) Qual das caractersticas abaixo permite agrupar as bactrias ao Reino Monera.
No início de 2017, o Brasil registrou uma das maiores epidemias de febre amarela de sua história. Em uma aula de Biologia, a professora dividiu a classe em dois grupos, solicitando que discutissem previamente e apresentassem seus conhecimentos sobre a doença. Os grupos trouxeram as seguintes informações: Grupo 1 Trata-se de doença associada ao saneamento precário, à falta de banheiros e ao consumo de alimentos contaminados. Na zona urbana, a transmissão da febre amarela é feita pelo mesmo transmissor de outras doenças, o que potencializa a propagação de várias enfermidades. Grupo 2 A forma silvestre da febre amarela encontra-se associada a ambientes abertos e secos, e a expansão da fronteira agrícola contribui para que a doença se espalhe pelas áreas urbanas. A vacinação é a forma mais eficaz para combater a disseminação da doença. a) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 1, identifique a informação que está correta, complementando-a com detalhamentos que confirmem sua veracidade. b) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 2, identifique a informação que está errada, reescrevendo-a de modo correto.
Em Galápagos, Charles Darwin fez várias observações sobre os tentilhões, aves que habitam diferentes ilhas desse arquipélago. Em uma dessas ilhas, tais observações levaram às seguintes constatações: 1 - Os tentilhões pertenciam a várias espécies distintas. 2 - Algumas dessas espécies habitavam a vegetação esparsa, próxima ao solo e outras habitavam o alto das árvores da vegetação mais densa. 3 - Os diferentes tipos de bicos encontrados nessas espécies estavam associados à obtenção de diferentes tipos de alimentos, segundo o ambiente em que viviam. Usando exclusivamente as informações do texto, responda: a) A ilha é habitada por duas populações de tentilhões? Os tentilhões presentes nessa ilha ocupam dois diferentes hábitats? Justifique suas respostas. b) Nas condições apresentadas pelo texto, ocorre competição interespecífica por espaço e alimento nessa ilha? Justifique sua resposta.
O surgimento do fruto e o surgimento do endosperma, tecido de reserva que nutre o embrião, são considerados importantes novidades evolutivas das Angiospermas, contribuindo para que esse grupo de plantas domine grande parte dos ambientes terrestres do planeta. a) Cite duas vantagens que, em termos evolutivos, os frutos representaram na conquista do ambiente terrestre. b) A ocorrência de um tecido que armazena nutrientes para o embrião não é exclusividade das Angiospermas. Cite o grupo de plantas no qual esse tipo de tecido também ocorre. Explique por que na realização de suas funções o endosperma das Angiospermas é mais eficaz do que o tecido de reserva desse grupo.
Um casal buscou um serviço de aconselhamento genético porque desejava ter filhos. Os indivíduos desse casal possuíam, em suas respectivas famílias, indivíduos afetados por uma mesma doença genética. O geneticista consultado detectou que havia um único gene envolvido na patologia das famílias e constatou que marido e mulher eram heterozigóticos. A partir dos dados obtidos, foi elaborado o seguinte heredograma: Considere que o estudo de caso foi realizado com o casal II2 II3 do heredograma. a) Se o casal tiver uma filha e um filho, alguma das duas crianças tem maior probabilidade de ser clinicamente afetada pela doença? Justifique sua resposta, mencionando dados do heredograma. b) Determine a probabilidade de uma primeira criança, clinicamente normal e independentemente do sexo, não possuir o alelo para a doença. Determine a probabilidade de uma primeira criança ser menina e manifestar a doença.
No desenvolvimento dos mamíferos, três anexos embrionários (âmnio, alantoide e saco vitelínico) dão origem ao cordão umbilical, constituído por uma veia e duas artérias. No feto, a troca gasosa é feita na placenta: o sangue proveniente da placenta é transportado pela veia umbilical até o feto e bombeado, pelo coração, para cérebro e membros. Ao retornar ao coração, o sangue é bombeado para as artérias umbilicais, voltando para a placenta. a) Âmnio, alantoide, saco vitelínico (ou vesícula vitelínica) e placenta são estruturas ligadas ao desenvolvimento embrionário e fetal. Qual dessas estruturas está presente em todos os grupos de vertebrados? Quais delas ocorrem em todos os grupos de vertebrados, exceto nos peixes e nos anfíbios? b) Considerando o que foi descrito sobre circulação fetal e as funções da placenta, pode-se afirmar que a concentração de oxigênio (alta ou baixa) no sangue presente nas artérias umbilicais é semelhante àquela encontrada na maioria das artérias do corpo da mãe? Justifique sua resposta.
(UNIFESP 2009) A sonda Phoenix, lanada pela NASA, explorou em 2008 o solo do planeta Marte, onde se detectou a presena de gua, magnsio, sdio, potssio e cloretos. Ainda no foi detectada a presena de fsforo naquele planeta. Caso esse elemento qumico no esteja presente, a vida, tal como a conhecemos na Terra, s seria possvel se em Marte surgissem formas diferentes de:
(UNIFESP 2009) Analise o diagrama. Indique a alternativa que identifica corretamente os conceitos correspondentes a 1, 2, 3 e 4.
(UNIFESP 2009) O cruzamento de moscas - do - vinagre de olhos vermelhos originou 100% de descendentes machos e fmeas de olhos vermelhos. O cruzamento de moscas - do - vinagre de olhos brancos originou 100% de descendentes machos e fmeas de olhos brancos. Quando fmeas de olhos brancos foram cruzadas com machos de olhos vermelhos, a descendncia obtida foi 100% de fmeas de olhos vermelhos e 100% de machos com olhos brancos. Com base nesses resultados, podemos afirmar que o carter cor de olho da mosca - do - vinagre determinado por:
(UNIFESP 2009) Observe a figura. Na formação das estruturas reprodutivas presentes na flor e apontadas pelas setas na figura, é correto afirmar:
(UNIFESP 2009 - Adaptado) Considere as trs afirmaes: I. Somos constitudos por clulas mais semelhantes s amebas do que s cianobactrias. II. Meiose um processo de diviso celular que no ocorre em clulas haploides. III. Procariontes possuem todas as organelas citoplasmticas de um eucarionte, porm no apresentam ncleo. Est correto o que se afirma em:
(UNIFESP2008) Analise a figura: A figura representa um cromossomo em metfase mittica. Portanto, os nmeros I e II correspondem a:
(UNIFESP 2008) Analise a figura: A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área dos pampas gaúchos. Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que:
(UNIFESP 2008) Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais), é correto afirmar que:
(UNIFESP 2008)Com a finalidade de bloquear certas funes celulares, um pesquisador utilizou alguns antibiticos em uma cultura de clulas de camundongo. Entre os antibiticos usados, a tetraciclina atua diretamente na sntese de protena, a mitomicina inibe a ao das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos cdons do RNA mensageiro. Esses antibiticos atuam, respectivamente, no: