Considere os modelos atmicos de Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr e os fenmenos: I. Conservao de massa nas transformaes qumicas. II. Emisso de luz verde quando sais de cobre so aquecidos por uma chama a) Quais desses modelos possuem partculas dotadas de carga eltrica? b) Identifique os modelos atmicos que permitem interpretar cada um dos fenmenos.
(UNIFESP 2018) O grfico apresenta a curva da decomposio trmica dooxalato de magnsio, MgC2O4. Nessa reao os produtos dadecomposio so CO, CO2e MgO (massa molar 40 g/mol).Neste grfico so apresentados os valores da massa da amostraem funo da temperatura. Se a diferena entre as massas X e Y no grfico for 576 mg,o valor de Y e a porcentagem de perda da massa da reaode decomposio trmica do oxalato de magnsio so, respectivamente,
A figura mostra o esquema bsico da primeira etapa do refino do petrleo, realizada presso atmosfrica, processo pelo qual ele separado em misturas com menor nmero de componentes (fracionamento do petrleo). a) D o nome do processo de separao de misturas pelo qual so obtidas as fraes do petrleo e o nome da propriedade especfica das substncias na qual se baseia esse processo. b) Considere as seguintes fraes do refino do petrleo e as respectivas faixas de tomos de carbono: gs liquefeito de petrleo (C3 a C4); gasolina (C5 a C12); leo combustvel ( C20); leo diesel (C12 a C20); querosene (C12 a C16). Identifique em qual posio (1, 2, 3, 4 ou 5) da torre de fracionamento obtida cada uma dessas fraes.
(Unifesp 2013/Adaptada) Soluções aquosas de nitrato de prata (AgNO3), com concentração máxima de 1,7% em massa, são utilizadas como antisséptico em ambiente hospitalar. A concentração de íons Ag+ presentes numa solução aquosa de AgNO3 pode ser determinada pela titulação com solução de concentração conhecida de tiocianato de potássio (KSCN), através da formação do sal pouco solúvel tiocianato de prata (AgSCN). Na titulação de 25,0 mL de uma solução de AgNO3, preparada para uso hospitalar, foram utilizados 15,0 mL de uma solução de KSCN 0,2 mol.L1, para atingir o ponto final da reação. Considere as afirmações: I) Aconcentração da solução preparada de AgNO3é 0,12 mol/L II) A solução de AgNO3 preparada não é adequada para uso hospitalar. Considere que a massa molar de AgNO3 seja igual a 170 g.mol1 e que a densidade da solução aquosa seja igual a 1 g.mL1. Está(ão) correta(s):
(UNIFESP -2009) Assinale a alternativa que apresenta o grfico dos pontos de ebulio dos compostosformados entre o hidrognio e os elementos do grupo 17, do 2. ao 5. perodo.
(UNIFESP - 2009) Novos compsitos, que podem trazer benefcios ambientais e sociais, esto sendo desenvolvidos por pesquisadores da indstria e universidades. A mistura de polietileno reciclado com serragem de madeira resulta no compsito plsticomadeira, com boas propriedades mecnicas para uso na fabricao de mveis. Com relao ao polmero utilizado no compsito plstico-madeira, correto afirmar que seu monmero tem frmula molecular
(UNIFESP - 2009) Dentre outras aplicaes, a radiao nuclear pode ser utilizada para preservao de alimentos, eliminao de insetos, bactrias e outros microorganismos eventualmente presentes em gros e para evitar que certas razes brotem durante o armazenamento. Um dos mtodos mais empregados utiliza a radiao gama emitida pelo istopo 60Co. Este istopo produzido artificialmente pela reao de um istopo do elemento qumico X com um nutron, gerando somente 60Co como produto de reao. O 60Co, por sua vez, decai para um elemento Y, com a emisso de uma partcula beta de carga negativa e de radiao gama. Os elementos X e Y tm nmeros atmicos, respectivamente, iguais a:
(Unifesp 2009) Um composto iônico, a partir da concentração de sua solução aquosa saturada, a 25°C, pode ser classificado de acordo com a figura, quanto à solubilidade em água. Um litro de solução aquosa saturada de PbSO4 (massa molar 303 g/mol), a 25°C, contém 45,5 mg de soluto. O produto de solubilidade do CaCrO4 a 25°C é 6,25 × 10-4. Quanto à solubilidade em água a 25°C, os compostos PbSO4 e CaCrO4 podem ser classificados, respectivamente, como:
(UNIFESP - 2008) O nitrito de sdio, NaNO2, um dos aditivos mais utilizados na conservao de alimentos. um excelente agente antimicrobiano e est presente em quase todos os alimentos industrializados base de carne, tais como presuntos, mortadelas, salames, entre outros. Alguns estudos indicam que a ingesto desse aditivo pode proporcionar a formao no estmago de cido nitroso e este desencadear a formao de metablitos carcinognicos. Dada a constante de hidrlise: Kh = Kw/Ka e considerando as constantes de equilbrio Ka(HNO2) = 5 x 10-4 e Kw = 1 x 10-14, a 25 C, o pH de uma soluo aquosa de nitrito de sdio 5 x0 10-2 mol/L nesta mesma temperatura tem valor aproximadamente igual a:
(Unifesp 2008) Quando se fala em istopos radioativos, geralmente a opinio pblica os associa a elementos perigosos, liberados por reatores nucleares. No entanto, existem istopos de elementos naturais que esto presentes no nosso dia. O grfico mostra a cintica de desintegrao do rdio-226, que pode estar presente em materiais de construo, em geral emconcentraes muito baixas para que se possa comprovar qualquer relao com danos sade. As coordenadas de um ponto do grfico so indicadas na figura. A meia-vida desse istopo, em anos, igual a:
(UNIFESP - 2008) A figura representa uma clula de eletrlise de solues aquosas comeletrodo inerte. Tambm so fornecidos os potenciais padro de reduo (E0) de algumasespcies. Para essa clula, foram feitas as seguintes afirmaes: I. O polo positivo o eletrodo do compartimento Y. II. O nodo o eletrodo do compartimento X. III. A ddp para a eletrlise de uma soluo aquosa de NaCℓ(aq) positiva. IV. Na eletrlise de soluo aquosa de NaCℓ(aq) h formao de gs hidrognio no eletrodo docompartimento Y. V. Na eletrlise da soluo aquosa de NaCℓ(aq) h formao de gs cloro no compartimento X. So corretas somente as afirmaes:
(Unifesp - 2007) No somente a ingesto de bebidas alcolicas que est associada aos acidentes nas estradas, mas tambm a ingesto de drogas psicoestimulantes por alguns motoristas que tm longas jornadas de trabalho. Estudos indicam que o Brasil o maior importador de dietilpropiona e fenproporex, estruturas qumicasrepresentadas na figura. Para as drogas psicoestimulantes, uma das funes orgnicas apresentadas na estrutura da dietilpropiona e o nmero de carbonos assimtricos na molcula da fenproporex so, respectivamente,
(UNIFESP-2007) Terminou no dia 31 de julho deste ano o prazo para que as empresas ajustem os rtulos das embalagens de alimentos norma da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa). Uma das exigncias para os novos rtulos a obrigatoriedade de informar a quantidade de gordura trans, alm do valor energtico, carboidratos, protenas, gorduras totais, gorduras saturadas, fibram alimentar e sdio. Sabe-se que o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar: I. aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim LDL-colesterol e II. reduo dos nveis de colesterol bom HDL-colesterol. As gorduras trans podem ser formadas por um processo de hidrogenao natural (ocorrido no rmen de animais) ou industrial. A gordura trans confere ponto de fuso mais elevado aos leos vegetais e maior estabilidade oxidao. Alguns alimentos industrializados so ricos em gorduras trans, tais como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos e margarinas. Nos alimentos, os cidos graxos mono e poliinsaturados podem apresentar duas formas estruturais diferentes, a cis e a trans. Aquela que se encontra habitualmente a forma cis. Durante a hidrogenao, estes cidos sofrem alteraes estruturais fundamentais que levam transformao da sua estrutura qumica cis em trans. So apresentadas as estruturas qumicas de trs cidos graxos: O cido graxo classificado como gordura saturada e o cido graxo que pertence classe de gordura que, quando consumida em excesso, pode causar o aumento do LDLcolesterol e reduo do HDL-colesterol so, respectivamente, os cidos
(UNIFESP - 2006) Poluentes como xidos de enxofre e de nitrognio presentes na atmosfera formam cidos fortes, aumentando a acidez da gua da chuva. A chuva cida pode causar muitos problemas para as plantas, animais, solo, gua, e tambm s pessoas. O dixido de nitrognio, gs castanho, em um recipiente fechado, apresenta-se em equilbrio qumico com um gs incolor, segundo a equao: 2NO2(g)N2O4(g) Quando esse recipiente colocado em um banho de gua e gelo, o gs torna-se incolor. Em relao a esse sistema, so feitas as seguintes afirmaes: I. A reao no sentido da formao do gs incolor exotrmica. II. Com o aumento da presso do sistema, a cor castanha atenuada. III. Quando o sistema absorve calor, a cor castanha acentuada. Dentre as afirmaes, as corretas so:
(Unifesp 2006) A geometria molecular e a polaridade das moléculas são conceitos importantes para predizer o tipo de força de interação entre elas. Dentre os compostos moleculares nitrogênio, dióxido de enxofre, amônia, sulfeto de hidrogênio e água, aqueles que apresentam o menor e o maior ponto de ebulição são, respectivamente,