Questão2013Redação
(UPE 2013)
Articulista da Forbes ironiza o status que o brasileiro d para o automvel
At a americana revista Forbes anda rindo da obsesso do brasileiro em encarar o automvel como smbolo de status. No ltimo sbado, o blog do colaborador Kenneth Rapoza, especialista nos chamados Brics (Brasil, Rssia, ndia e China), trouxe um artigo intitulado O Jeep Grand Cherokee de ridculos 80 mil dlares do Brasil. A tese do artigo: os brasileiros confundem qualidade com preo alto e se dispem a pagar 189 mil reais (89.500 dlares) por um carro desses que, nos Estados Unidos, s mais um carro comum. Por esse preo, ironiza Rapoza, seria possvel comprar trs Grand Cherokees se esses brasileiros vivessem em Miami junto de seus amigos.
O articulista lembra que a Chrysler lanar o Dodge Durango SUV, que nos Estados Unidos custa 54 mil reais, no Salo do Automvel de So Paulo por 190 mil reais. Um professor de escola primria do Bronx pode comprar um Durango. Ok, no um zero quilmetro, mas um de dois ou trs anos, absolutamente bem conservado, exemplifica, para mostrar que o carro supostamente no vale o quanto custa no Pas.
O autor salienta que o alto custo ocorre por conta da taxao de 50% em produtos importados e da ingenuidade do consumidor que acredita que um Cherokee tem o mesmo valor que um BMW X5 s porque tem o mesmo preo. Desculpem, Brazukas, mas no h nenhum status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. No sejam enganados pelo preo de etiqueta. Vocs definitivamente esto sendo roubados.
E conclui o artigo: Pensando dessa maneira, imagine que um amigo americano contasse que acabou de comprar um par de Havaianas de 150 dlares. Voc diria que ele pagou demais. claro que esses chinelos so sexy e chic, mas no valem 150 dlares. Quando o assunto carro e seu status no Brasil, as camadas mais altas esto servindo Pitu e 51 em suas caipirinhas e pensando que bebida de alta qualidade.
Disponvel em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/articulista-da-forbes-ironiza-o-status-que-o-brasileiro-da-para-oautomovel. (Adaptado)
No processo de construo do texto, o autor optou por