(UPE 2014) Leia o texto a seguir: No Egito e na Antiguidade clássica, vivia um belo e esplendoroso pássaro, de origem mítica, com uma plumagem escarlate e dourada e com um canto melodioso que encantava qualquer um. A Fênix, como era chamada, era dotada de uma capacidade extraordinária: tinha uma longevidade sem precedentes. À medida que sentia a morte se aproximar, ela mesma construía um ninho de ervas aromáticas e, com o próprio calor do corpo - cujas penas pareciam labaredas - ateava fogo a si própria e transformava-se em cinzas. Dessas cinzas, ressurgia outra ave Fênix e, assim, da mesma morte pelo fogo, surgia uma nova e promissora vida. Fonte: Conecte Bio 1 - Sônia Lopes e Sérgio Rosso. Essa lenda egípcia remete-nos a uma característica bastante peculiar de um bioma brasileiro. Assinale a alternativa que indica o bioma o qual tem o fogo, produzido naturalmente, como mecanismo de manutenção da sua biodiversidade.
(UPE 2014) Existem drogas lícitas e ilícitas, isto é, legais, (podendo ou não estarem submetidas a algum tipo de restrição) e ilegais, proibidas por lei. Há outra forma de classificar as drogas, por exemplo, a que se baseia nas ações aparentes das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), conforme as modificações observáveis na atividade mental ou no comportamento das pessoas que utilizam essa substância. São elas: I. drogas depressoras da atividade mental II. drogas estimulantes da atividade mental III. drogas perturbadoras da atividade mental Assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso da droga depressora, estimulante e perturbadora, respectivamente, em concentrações que modificam a atividade mental e o comportamento.
(UPE 2014) Louis Pasteur ficou conhecido pelos seus experimentos, realizados por volta de 1860, reforçando a hipótese da biogênese, contribuindo, principalmente, para a Microbiologia e Medicina. Sobre suas contribuições, analise os itens a seguir: I. Observou, como primeiro cientista, a existência de micro-organismos, que, posteriormente, passou a se chamar bactéria, usando um microscópio de lente simples projetado por ele mesmo. II. Descobriu que a raiva era transmitida por um agente que não podia ser visto pelo microscópio, revelando assim o mundo dos vírus. III. Introduziu mudanças nas práticas hospitalares, minimizando a disseminação de doenças provocadas por micróbios. IV. Desenvolveu técnicas para vacinar cachorros contra a raiva e tratar pessoas mordidas por cães contaminados. V. Descobriu que as mutações são mecanismos que permitem a seleção natural em bactérias e fungos causadores de doenças. Estão CORRETOS:
(UPE-2014 - adaptada) Em relao aos sistemas de determinao do sexo, analise as afirmativas a seguir I. Na maioria das espcies, indivduos sem cromossomo X ou Z no conseguem sobreviver por possurem grande quantidade de genes envolvidos em diversas caractersticas, enquanto o cromossomo Y ou W no afeta a sobrevivncia por apresentar pouqussimos genes. II. Nas espcies dioicas, tais como a maioria dos vertebrados e das plantas com flores, a determinao do sexo por intermdio do sistema XY ocorre no momento da fecundao e depende da ao de genes especficos, que atuam no desenvolvimento do novo organismo, tornando-o macho ou fmea. III. No sistema de determinao sexual XY, as fmeas so capazes de originar apenas um tipo de gameta, com metade dos alossomos e um autossomo sempre X. J o macho heterogamtico, produzindo gametas com autossomo X ou autossomo Y. IV. No sistema de determinao XO, as fmeas so homogamticas por possurem cromossomos homlogos (XX), originando apenas um tipo de gameta, e os machos so heterogameticos por possurem cromossomos homlogos (X0), originando dois tipos de gametas. V. No sistema de herana sexual ZW de algumas espcies de rpteis e aves, a heterogamia e mostrada pelas fmeas, por apresentar cromossomos sexuais (ZW), enquanto a homogamia mostrada pelo macho (ZZ), assim a fmea que determina o sexo da prole. Esto CORRETAS, apenas.
(Upe 2014) H 60 anos, Watson e Crick publicaram um artigo sobre a estrutura do cido desoxirribonucleico (DNA). Leia, a seguir, trechos traduzidos e adaptados da publicao original: Uma estrutura para o cido nucleico foi proposta anteriormente por Pauling e Corey (1953), na qual o modelo consiste de trs cadeias entrelaadas com os fosfatos prximos do eixo do filamento e as bases localizadas na parte externa....Fraser tambm apresenta um modelo de estrutura com trs cadeias. Nesse modelo, os fosfatos esto na parte externa, e as bases, na interna, unidas por ligaes de hidrognio (...) Propomos uma estrutura radicalmente diferente para o sal de cido desoxirribonucleico. Essa estrutura tem duas cadeias helicoidais, cada uma delas enrolada em torno do mesmo eixo (...) Foi observado experimentalmente, por Chargaff e Wyatt (1952), que a razo entre as quantidades de adenina e timina e a razo entre guanina e citosina so sempre muito prximas da unidade para o DNA (...) Os dados de raios-X sobre o DNA, publicados por Atsbury (1974), Wilkins e Randal (1953), so insuficientes, mas compatveis com os dados experimentais de helicoidizao da molcula (...) No escapou nossa observao que o emparelhamento especfico que postulamos sugere imediatamente um possvel mecanismo de cpia para o material gentico. (...) (Fonte: Watson, J. D. e Crick, FHC 1953. Molecular Structure of Nucleia Acid. Nature v. 171, n. 4356, p.737-738). Sobre a estrutura do DNA e com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
(UPE 2014) Observe a charge a seguir: De acordo com as reações apresentadas pelo corpo do indivíduo, essas podem ser justificadas