(Upe 2014) O Jornal do Commercio publicou, no Caderno Brasil, do dia 30 de julho de 2013, o resultado da pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento Humano no país. Este considera os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais que influenciam na qualidade de vida da população e se tornam importantes para refletir sobre as desigualdades sociais no país. As figuras a seguir mostram o comportamento do IDH do Brasil e do IDH municipal de Pernambuco.
Com base nelas e no conhecimento sobre desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
A qualidade de vida no Brasil melhorou de acordo com IDH de 2010, embora ainda exista uma concentração de renda em locais considerados historicamente de desenvolvimento econômico.
A educação é um aspecto importante na avaliação do IDH, e, em Pernambuco, quatro municípios que tiveram os melhores resultados nesse item são da Região Metropolitana.
Em 1991, mais de 80% dos municípios brasileiros apresentavam o IDH muito baixo. Isso significa que todas as capitais estaduais ofereciam péssima qualidade de vida para a população.
Na Figura 1, alguns municípios da Região Norte permanecem com o IDH baixo, quando se comparam os mapas de 1991 e 2010.
A renda do brasileiro teve um aumento significativo graças às políticas públicas de trabalho e de distribuição de renda, embora muitos municípios se mantivessem com o IDH médio, baixo ou muito baixo.