(Upe 2015) Uma barra metálica de massa m = 250 g desliza ao longo de dois trilhos condutores, paralelos e horizontais, com uma velocidade de módulo v = 2,0m/s. A distância entre os trilhos é igual a L = 50 cm, estando eles interligados por um sistema com dois capacitores ligados em série, de capacitância C1 = C2 = 6,0 F, conforme ilustra a figura a seguir: O conjunto está no vácuo, imerso em um campo de indução magnética uniforme, de módulo B = 8,0 T, perpendicular ao plano dos trilhos. Desprezando os efeitos do atrito, calcule a energia elétrica armazenada no capacitor C1 em micro joules.
(Upe 2015) Um pndulo ideal de massa m = 0,5kg e comprimento L = 1,0m liberado do repouso a partir de um ngulo muito pequeno. Ao oscilar, ele interage com um obstculo em forma de cubo, de aresta d, que est fixado ao teto. Sabendo que o perodo de oscilao do pndulo igual a t=1,5s e que a acelerao da gravidade no local do experimento tem mdulo a = m/s determine o valor de d em metros.
(Upe 2015) Duas partículas,1e2,se movem ao longo de uma linha horizontal, em rota deencontro com velocidades iniciais de módulos iguais av1=10m/s ev2=14m/s eacelerações contrárias às suas velocidades de módulosa1=1,0 m/s 1 ea2= 0,5 m/s. Sabendo que o encontro entre elas ocorre, apenas, uma vez, o valor da separação inicial,d,entre as partículas vale:
(Upe 2015) Dois espelhos planos, E1 e E2 so posicionados de forma que o maior ngulo entre eles seja igual a =240. Um objeto pontual est posicionado mesma distncia d at cada espelho, ficando na reta bissetriz do ngulo entre os espelhos, conforme ilustra a figura. Sabendo que a distncia entre as imagens do objeto igual a 1,0m, determine o valor da distncia d.
(Upe 2015) A figura a seguir mostra o vetor representado no plano cartesiano. A representação e o módulo desse vetor são, respectivamente,