(UPE 2019)
Os escritos dos primeiros teóricos da Escola de Frankfurt oferecem uma explicação distinta e original da natureza e do papel da ideologia nas sociedades modernas. Essa explicação é parte de uma análise ampla das características desenvolvimentistas das sociedades modernas e do destino do indivíduo nos tempos modernos [...] Horkheimer e Adorno deram atenção particular ao surgimento [de] um processo, que resultou na crescente mercantilização das formas culturais. Como consequência, diferentemente da maioria dos autores ligados à grande narrativa da transformação cultural, os primeiros teóricos da Escola de Frankfurt acentuaram a importância do desenvolvimento da comunicação de massa e tentaram repensar a natureza do papel da ideologia em relação a esse desenvolvimento.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 130.
Sobre isso, é CORRETO afirmar que
os estudos de cultura e ideologia permitiram compreender o funcionamento das sociedades que surgiram no período medieval.
o desenvolvimento econômico de uma sociedade está relacionado ao surgimento de técnicas mais elaboradas de linguagem num determinado grupo social.
a relação entre cultura e ideologia permite compreender sociologicamente o conceito de indústria cultural como instrumento motivador do consumo por meio da propagação do mundo capitalista.
a comunicação de massa funciona como instrumento de socialização e reprodução dos processos produtivos, permitindo a organização de movimentos sociais que lutam contra as desigualdades.
a internet se tornou um espaço livre de divulgação das produções capitalistas e, por isso, ela é um instrumento de comunicação de massa pouco utilizado pela indústria cultural.