(Upf 2017)
Além de apresentar uma multiplicidade de culturas e etnias, o continente africano exibe, também, significativos contrastes naturais e socioeconômicos. Sobre as características que marcaram/marcam o continente africano, é correto afirmar que
o continente africano caracteriza-se por um relevo predominantemente sedimentar no Norte e por maciços cristalinos no Sul, além de apresentar um contorno retilíneo do seu litoral, facilitando a ocorrência de portos marítimos.
a partir dos primeiros anos do século XXI, a África passou a receber investimentos da crescente economia asiática, especialmente da chinesa, que apostou, principalmente, nos recursos minerais e energéticos africanos.
a porção meridional da África é um conjunto de países com características histórica se culturais que refletem a religião islâmica e a língua árabe e uma crescente economia voltada para o mercado interno.
o processo de urbanização da África só está ocorrendo no século XXI, de forma ordenada, mas lenta, pois só em 2015 o continente atingiu equilíbrio numérico entre a população urbana e a população rural.
a região de altas latitudes é marcada por clima equatorial e escassez de chuvas, além de extensas florestas preservadas.