(UPF - 2017) Os deslocamentos populacionais ganharam contornos especiais nos ltimos anos, envolvendo, de alguma forma, todos os continentes. Sob a denominao de migrantes, refugiados ou deslocados, milhes de pessoas buscam refgio em outros pases, fugindo de guerras, perseguies, torturas ou catstrofes. Sobre o tema, correto afirmar que
(Upf 2017) A Reforma Protestante, iniciada em 1517 por Martin Lutero, rompeu a unidade cristã que existia na Europa, fazendo com que a Igreja Católica reagisse, promovendo também uma reforma religiosa, que ficou conhecida como a Contrarreforma. Assinale a alternativa que não corresponde àquele momento histórico.
(Upf 2017) A década de 1920 caracterizou-se por uma série de crises que apontaram para o desgaste dos arranjos políticos prevalecentes desde a implantação da República, em 1889. Considerando esse contexto histórico, associe os eventos da coluna 1 com a descrição equivalente na coluna 2. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(Upf 2017) A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de junho de 1943, reuniu e ampliou a legislação trabalhista existente no Brasil desde o início da década de 1930. Gerada em um contexto de industrialização, a legislação trabalhista trouxe, para a época, importantes modificações nas relações entre capital e trabalho, dentre as quais:
(UPF - 2017) A expanso de Roma durante a Repblica, nos sculos III e II a.C, com o consequente domnio da bacia do Mediterrneo, provocou importantes transformaes polticas, sociais e econmicas, dentre as quais:
(UPF -2017) A charge a seguir refere-se a uma das grandes crises do capitalismo, a crise de 1929, marcada pelo craque da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro daquele ano. Alm das consequncias que esto explcitas na charge, tambm so resultados daquela crise:
(UPF - 2017) No perodo colonial, o Brasil foi marcado por expedies internas,com destaque para as Bandeiras. Lideradas pelos paulistas, as Bandeiras percorriam os sertes, onde passavam meses,ou mesmo anos. Sobre esse fenmeno histrico, considere as afirmativas: I. As Bandeiras organizaram a sociedade do interior a partir do modelo norte-americano de colnias de povoamento. II. Os rumos das principais Bandeiras foram Minas Gerais, Gois, Mato Grosso e Paran, tendo algumas delas chegado at o Paraguai. III. Os bandeirantes ensinaram aos ndios tcnicas de agricultura para que desenvolvessem a colnia economicamente. IV. Os objetivos principais dos bandeirantes foram o apresamento de ndios para serem escravizados e a busca por metais preciosos. V. As Bandeiras foram responsveis pela expanso territorial do Brasil para muito alm da linha de Tordesilhas. Est correto apenas o que se afirma em:
(UPF -2017) As invases holandesas que ocorreram no sculo XVII foram o maior conflito poltico-militar da Colnia brasileira. Embora concentradas no Nordeste, elas no se resumiram a um simples episdio regional. Ao contrrio, fizeram parte do quadro das relaes internacionais entre os pases europeus, revelando a dimenso da luta pelo controle do acar e das fontes de suprimento de escravos (Boris Fausto, Histria do Brasil, 1996, p. 84) Sobre o tema destacado no texto acima, correto afirmar que