ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upf 2017) Sobre a chamada Geração de 45, que algu

Português | Literatura | modernismo no Brasil | 3a fase do modernismo no Brasil
UPF 2017UPF PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(Upf 2017)  Sobre a chamada Geração de 45, que alguns críticos denominam de pós-modernista, apenas é incorreto afirmar que:

A

Apresenta um primeiro balanço de sua produção por meio da publicação, em 1951, da antologia Panorama da nova poesia brasileira, organizada por Fernando Ferreira de Loanda.

B

Encontra em João Cabral de Melo Neto o seu expoente maior, em que pese o fato de o poeta pernambucano situar-se no grupo mais por circunstância cronológica do que por afinidades programáticas.

C

Regride plenamente a concepções e procedimentos poéticos parnasiano-simbolistas, desconsiderando toda a poesia existencial europeia de entreguerras, de filiação surrealista, que poderia insuflar algum sopro de modernidade à produção do grupo.

D

Reúne, basicamente, poetas amadurecidos durante a II Guerra Mundial, como Hélio Pelegrino, Ledo Ivo, Geir Campos, Fernando Ferreira de Loanda e José Paulo Paes, entre vários outros.

E

Rejeita o verso livre e o coloquialismo dos modernistas de 22, operando um retorno ao verso metrificado e à dicção nobre em seus poemas.