(UPF - 2021) A queda da Bastilha, que fez do 14 de julho a data nacional francesa, ratificou a queda do absolutismo e foi saudada em todo o mundo como o princípio da libertação. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A Revolução Francesa é fruto da insatisfação da maioria da população contra a monarquia, a qual fazia da França um terreno fértil para os ideais iluministas “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
II. As etapas do processo revolucionário, entre 1789 e 1799, expressaram os conflitos sociais e os diferentes projetos políticos dos diversos grupos envolvidos na Revolução, entre eles, a burguesia liberal definiu seu modelo de Estado com a promulgação da Primeira Constituição da França, em 1791.
III. A Revolução Francesa representou a afirmação da servidão e dos privilégios feudais, a declaração dos direitos do homem e do cidadão, o confisco dos bens do clero, a reforma do Exército e da Justiça.
IV. Em 05 de maio de 1789, na França, iniciava-se a Revolução que reafirmaria o Antigo Regime e, sob a centralização do poder no despotismo, sacudiria as bases da sociedade ocidental da época.
V. O Grande Medo é a denominação dada ao período (1789) em que a França viveu uma convulsão social, quando camponeses usando instrumentos de trabalho – foices, facões, espingardas enferrujadas – atacaram castelos, igrejas e propriedades rurais que representavam os símbolos do poder e da opressão.
Está correto apenas o que se afirma em:
II, III e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, III e IV.
I, II e V.