(AFA - 2022 - Modelo A - Questão 52)
O desenho abaixo ilustra o que ocorre nas fases apresentadas a seguir.
Fase 1: Uma caixa em forma de paralelepípedo reto retângulo (I) está inicialmente cheia de água. Uma torneira A, nela conectada, é aberta e seu conteúdo escoa para o reservatório cilíndrico (II) inicialmente vazio. Quando o nível da água do primeiro recipiente chega à altura da torneira A, uma torneira B é imediatamente aberta e o volume de água que dela escoa para o reservatório (I) é o mesmo que escoa pela torneira A para o cilindro (II).
Fase 2: O cilindro (II), inicialmente vazio, recebe a água que escoa do recipiente (I). Um cano C, a uma determinada altura, faz com que o volume de água que entra em (II) escoe para (III), em formato de tronco de conte, na mesma vazão.
Fase 3: O recipiente (III), também inicialmente vazio, recebe toda a água que escoa de (II) até completar seu volume máximo, quando todo o sistema é paralisado.
Considere que não há perda de água nas três fases descritas e tome, como tempo inicial, o momento que a torneira A é aberta.
O gráfico que melhor representa a variação do volume (v), em função do tempo (t) do recipiente (III), até que o sistema seja paralisado, é