Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - ENEM 1999 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
1999Biologia

(Enem 1999) CASOS DE LEPTOSPIROSE CRESCEM NA REGIÃO M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranquilidade e encontrou nos ratos, (...), os vilões de sua infância. Se eu não os matar, eles me matam, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo... (O Estado de S. Paulo, 31/07/1997) OITO SUSPEITOS DE LEPTOSPIROSE A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (...) transmitida pela urina de ratos contaminados. (Folha de S. Paulo, 12/02/1999) As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos: Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os desejos dos animais que ali vivem. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros ecompromete o escoamento das águas em dias de chuva. As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose. A SEQUÊNCIA de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores, é

Questão
1999Biologia

(ENEM 1999) A deteriorao de um alimento resultado de transformaes qumicas que decorrem, na maioria dos casos, da interao do alimento com micro-organismos ou, ainda, da interao com o oxignio do ar, como o caso da rancificao de gorduras. Para conservar por mais tempo um alimento deve-se, portanto, procurar impedir ou retardar ao mximo a ocorrncia dessas transformaes. Os processos comumente utilizados para conservar alimentos levam em conta os seguintes fatores: I. Micro-organismos dependem da gua lquida para sua sobrevivncia. II. Micro-organismos necessitam de temperaturas adequadas para crescerem e se multiplicarem. A multiplicao de micro-organismos, em geral, mais rpida entre 25C e 45C, aproximadamente. III. Transformaes qumicas tm maior rapidez em temperaturas mais elevadase com maiorsuperfcie de contato das substncias que interagem. IV. H substncias que acrescentadas ao alimento dificultam a sobrevivncia ou a multiplicao de micro-organismos. V. No ar h micro-organismos que encontrando alimento, gua lquida e temperatura adequadas crescem e se multiplicam. Em uma embalagem de leite longa-vida l-se: Aps aberto preciso guard-lo em geladeira. Caso uma pessoa no siga tal instruo, principalmente no vero tropical, o leite se deteriorar rapidamente, devido a razes relacionadas com:

Questão
1999Biologia

(Enem 1999) A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças foram utilizados dois procedimentos diferentes: Criança I: aplicação de soro imune Criança II: vacinação. O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:

Questão
1999Biologia

(Enem 1999)Um agricultor, que possui uma plantao de milho e uma criao de galinhas, passou a ter srios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criao. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da regio. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no nmero de pssaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermnio e, logo depois da destruio dos pssaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantao de milho e as galinhas ficaram sem alimento. Analisando o caso anterior, podemos perceber que houve desequilbrio na teia alimentar representada por:

1-4 de 4