(Enem 2008) Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz, indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie. (GTÁGUAS, MPF, 4a CCR, ano 1, n0. 2, maio/2007, com adaptações.) De acordo com as informações do texto, o despejo da água de lastro
(ENEM 2008) Um jornal de circulao nacional publicou a seguinte notcia: Choveu torrencialmente na madrugada de ontem em Roraima, horas depois de os pajscaiaps Mantii e Kucrit, levados de Mato Grosso pela FUNAI, terem participado do ritual dadana da chuva, em Boa Vista. A chuva durou trs horas em todo o estado e as previsesindicam que continuar pelo menos at amanh. Com isso, ser possvel acabar de vez com oincndio que ontem completou 63 dias e devastou parte das florestas do estado. Jornal do Brasil abril/1998 (com adaptaes). Considerando a situao descrita, avalie as afirmativas seguintes. I. No ritual indgena, a dana da chuva, mais que constituir uma manifestao artstica, tem afuno de intervir no ciclo da gua. II. A existncia da dana da chuva em algumas culturas est relacionada importncia do cicloda gua para a vida. III. Uma das informaes do texto pode ser expressa em linguagem cientfica da seguinteforma: a dana da chuva seria efetiva se provocasse a precipitao das gotculas de guadas nuvens. correto o que se afirma em:
(ENEM 2008) Os ingredientes que compõem uma gotícula de nuvem são o vapor de águae um núcleo de condensação de nuvens (NCN). Em torno desse núcleo, que consiste em umaminúscula partícula em suspensão no ar, o vapor de água se condensa, formando uma gotículamicroscópica, que, devido a uma série de processos físicos, cresce até precipitar-se comochuva.Na floresta Amazônica, a principal fonte natural de NCN é a própria vegetação. As chuvas denuvens baixas, na estação chuvosa, devolvem os NCNs, aerossóis, à superfície, praticamenteno mesmo lugar em que foram gerados pela floresta. As nuvens altas são carregadas porventos mais intensos, de altitude, e viajam centenas de quilômetros de seu local de origem,exportando as partículas contidas no interior das gotas de chuva. Na Amazônia, cuja taxa deprecipitação é uma das mais altas do mundo, o ciclo de evaporação e precipitação natural éaltamente eficiente.Com a chegada, em larga escala, dos seres humanos à Amazônia, ao longo dos últimos 30anos, parte dos ciclos naturais está sendo alterada. As emissões de poluentes atmosféricospelas queimadas, na época da seca, modificam as características físicas e químicas daatmosfera amazônica, provocando o seu aquecimento, com modificação do perfil natural davariação da temperatura com a altura, o que torna mais difícil a formação de nuvens. Paulo Artaxo et al. O mecanismo da floresta para fazer chover. In: Scientific AmericanBrasil, ano 1, n0. 11, abr./2003, p. 38-45 (com adaptações). Na Amazônia, o ciclo hidrológico depende fundamentalmente:
(ENEM 2008) Um grupo de ecólogos esperava encontrar aumento de tamanho das acácias, árvores preferidas de grandes mamíferos herbívoros africanos, como girafas e elefantes, já que a área estudada era cercada para evitar a entrada desses herbívoros. Para espanto dos cientistas, as acácias pareciam menos viçosas, o que os levou a compará-las com outras de duas áreas de savana: uma área na qual os herbívoros circulam livremente e fazem podas regulares nas acácias, e outra de onde eles foram retirados há 15 anos. O esquema a seguir mostra os resultados observados nessas duas áreas. De acordo com as informações acima:
(ENEM - 2008) Defende-se que a incluso da carne bovina na dieta importante, por ser uma excelente fonte de protenas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz sade, como o risco de doenas cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, h quem decida substitu-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suna. O quadro a seguir apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida. Revista ProTeste, n 54, dez/2006 (com adaptaes). Com base nessas informaes, avalie as afirmativas a seguir O risco de ocorrerem doenas cardiovasculares por ingestes habituais da mesma quantidade de carne menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho. Uma poro de contrafil cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituda de colesterol. A retirada da pele de uma poro cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida. A pequena diferena entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento pobre em gua. correto apenas o que se afirma em: