Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - ENEM 2010 | Gabarito e resoluções

1-8 de 8
Questão 29
2010FilosofiaSociologia

(ENEM 2010) A poltica foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. VALRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. So Paulo: tica, 1996. Nessa definio, o autor entende que a histria da poltica est dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual o elemento comum a esses dois momentos da histria poltica?

Questão 37
2010Sociologia

(ENEM 2010) Os meios de comunicao funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas ltimas dcadas, acompanhamos a insero de um novo meio de comunicao que supera em muito outros j existentes, visto que pode contribuir para a democratizao da vida social e poltica da sociedade medida que possibilita a instituio de mecanismos eletrnicos para a efetiva participao poltica e disseminao de informaes. Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

Questão 41
2010Sociologia

(ENEM 2010) Pecado nefando era expresso correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que no pode ser dito. A Assembleia de clrigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia to pssimo e horrendo crime, tao contrrio lei da natureza, que era indigno de ser nomeado e, por isso mesmo, nefando. NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. Histria da vida privada no Brasil. V. 1. So Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado). O nmero de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histrico em 2009. De acordo com o Relatrio Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT Ls - bicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivao homofbica no Pas. Disponvel em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado). A homofobia a rejeio e menosprezo orientao sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenaes pblicas, perseguies e assassinatos de homossexuais no pas esto associadas

Questão 43
2010Sociologia

(ENEM 2010) Um banco ingls decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionrios de suas agncias. E o motivo disso que, na verdade, no querem clientes em suas agncias; o que querem reduzir o nmero de agncias, fazendo com que os clientes usem as mquinas automticas em todo o tipo de transaes. Em suma, eles querem se livrar de seus funcionrios. HOBSBAWM, E. O novo sculo. So Paulo: Companhia das Letras, 2000 (adaptado). O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoo de novas tecnologias na economia capitalista contempornea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequncia social de tal aspecto esto em

Questão
2010Sociologia

(Enem 2010)       A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos. SANTOS M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado). O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

Questão
2010Sociologia

(Enem 2010) Opinião Podem me prender Podem me bater Podem até deixar-me sem comer Que eu não mudo de opinião. Aqui do morro eu não saio não Aqui do morro eu não saio não. - Se não tem água Eu furo um poço - Se não tem carne Eu compro um osso e ponho na sopa E deixa andar, deixa andar... - Falem de mim Quem quiser falar Aqui eu não pago aluguel Se eu morrer amanhã seu doutor, Estou pertinho do céu Zé Ketti. Opinião. Disponível em: http:/www.mpbnet.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010. Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de

Questão
2010Sociologia

(ENEM 2010) Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor ah, que bebem vosso sangue? SHELLEY. Os homens da Inglaterra. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada

Questão
2010FilosofiaSociologia

(Enem 2010) A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In.Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. 1999 O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

1-8 de 8