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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM -2011)SE NO INVERNO DIFCIL ACORDAR, IMAGINE

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | textos publicitários | estratégias persuasivas nas propagandas
Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência | o conhecimento compartilhado
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(ENEM - 2011)

SE NO INVERNO É DIFÍCIL ACORDAR, IMAGINE DORMIR.

Com a chegada do inverno, muitas pessoas perdem o sono. São milhões de necessitados que lutam contra a fome e o frio. Para vencer esta batalha, eles precisam de você. Deposite qualquer quantia. Você ajuda milhares de pessoas a terem uma boa noite e dorme com a consciência tranquila.

VEJA. 05 set. 1999 (adaptado).

O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto

A

a oposição entre individual e coletivo, trazendo um ideário populista para o anúncio.

B

a utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.

C

o emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.

D

o uso dos numerais “milhares” e “milhões”, responsável pela supervalorização das condições dos necessitados.

E

o jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.