(ENEM - 2011)
SE NO INVERNO É DIFÍCIL ACORDAR, IMAGINE DORMIR.
Com a chegada do inverno, muitas pessoas perdem o sono. São milhões de necessitados que lutam contra a fome e o frio. Para vencer esta batalha, eles precisam de você. Deposite qualquer quantia. Você ajuda milhares de pessoas a terem uma boa noite e dorme com a consciência tranquila.
VEJA. 05 set. 1999 (adaptado).
O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto
a oposição entre individual e coletivo, trazendo um ideário populista para o anúncio.
a utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.
o emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.
o uso dos numerais “milhares” e “milhões”, responsável pela supervalorização das condições dos necessitados.
o jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.