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Questões de História - ENEM 2014 | Gabarito e resoluções

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Questão 1
2014História

(ENEM - 2014) Fon-Fon!, ano IV, n. 36, 3 set. 1910. Disponvel em: objdigital.bn.br. Acesso em: 4 abr. 2014. A charge, datada de 1910, ao retratar a implantao da rede telefnica no Brasil, indica que esta

Questão 1
2014História

(Enem 2014 - 2 aplicao) Na charge, Ziraldo ironiza um lema adotado pelo governo Mdici (1969-1974), denunciando que

Questão 2
2014História

(Enem 2014 - 2 aplicao) O Ministrio da Verdade ou Miniver, em Novilngua - era completamente diferente de qualquer outro objeto visvel. Era uma enorme pirmide de alvssimo cimento branco, erguendo-se terrao sobre terrao, trezentos metros sobre o solo. De onde Winston conseguia ler, em letras elegantes colocadas na fachada, os trs lemas do Partido: GUERRA PAZ; LIBERDADE ESCRAVIDO; IGNORNCIA FORA. ORWELL, G. 1984. So Paulo: Nacional, 1984. Na referida obra ficcional, o autor critica regimes existentes ao longo do sculo XX. O mecanismo de dominao social utilizado pela instituio descrita no texto promoveria

Questão 2
2014História

(ENEM - 2014) Sou uma pobre e velha mulher, Muito ignorante, que nem sabe ler. Mostraram-me na igreja da minha terra Um Paraso com harpas pintado E o Inferno onde fervem almas danadas, Um enche-me de jbilo, o outro me aterra. VILLON, F. In: GOMBRICH, E.Histria da arte. Lisboa: LTC, 1999. Os versos do poeta francs Franois Villon fazem referncia s imagens presentes nos templos catlicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de

Questão 6
2014História

(ENEM -2014) Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situao da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produo, que se encontrava em altos nveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantaes at aquele momento. Com efeito, a produo mxima seria alcanada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depresso, como reflexo das grandes plantaes de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossvel obter crdito no exterior para financiar a reteno de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depresso, e o crdito do governo desaparecera com a evaporao das reservas (FURTADO, C. Formao econmica do Brasil. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).) Uma resposta do Estado brasileiro conjuntura econmica mencionada foi o(a)

Questão 7
2014História

(ENEM - 2014) Mas plantar pra dividir No fao mais isso, no. Eu sou um pobre caboclo, Ganho a vida na enxada. O que eu colho dividido Com quem no planta nada. Se assim continuar vou deixar o meu serto, mesmo os olhos cheios dgua e com dor no corao. Vou pro Rio carregar massas pros pedreiros em construo. Deus at est ajudando: est chovendo no serto! Mas plantar pra dividir, No fao mais isso, no. VALE, J.; AQUINO, J. B.Sina de caboclo. So Paulo: Polygram, 1994 (fragmento). No trecho da cano, composta na dcada de 1960, retrata-se a insatisfao do trabalhador rural com:

Questão 7
2014História

(Enem 2014 - 2 aplicao) A imagem est relacionada situao social dos negros no Brasil aps a abolio da escravido, em 13 de maio de 1888, e reflexo de

Questão 8
2014História

(Enem 2014 - 2 aplicao) A diplomacia de Rio Branco, paradigmtica para o perodo, buscou atender a trs principais objetivos: a definio das fronteiras, o aumento do prestigio internacional do pas e a afirmao da liderana brasileira na Amrica do Sul. Para a consecuo desses fins, de modo bastante realista, Rio Branco optou pela poltica de aliana no escrita com os Estados Unidos. SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: politica externa e a construo do Brasil. So Paulo: EdUNESP, 2010 (adaptado). No texto em questo, a poltica externa brasileira esteve direcionada para

Questão 8
2014HistóriaSociologia

(ENEM 2014)O cidado norte-americano desperta num leito construdo segundo padro originrio do Oriente Prximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido Amrica. Sai debaixo de cobertas feitas de algodo cuja planta se tornou domstica na ndia. No restaurante, toda uma srie de elementos tomada de emprstimo o espera. O prato feito de uma espcie de cermica inventada na China. A faca de ao, liga feita pela primeira vez na ndia do Sul; o garfo inventado na Itlia medieval; a colher vem de um original romano. L notcias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha. LINTON, R. O homem: uma introduo antropologia. So Paulo: Martins, 1959 (adaptado) A situao descrita um exemplo de como os costumes resultam da:

Questão 9
2014História

(Enem 2014 - 2 aplicao) Os anos JK podem ser considerados de estabilidade poltica. Mais do que isso, foram anos de otimismo, embalados por altos indices de crescimento econmico, pelo sonho realizado da construo de Braslia. Os cinquenta anos em cinco da propaganda oficial repercutiram em amplas camadas da populao. FAUSTO, B. Histria Concisa do Brasil. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2002. O Governo Juscelino Kubitscheck era criticado como entreguista, por alguns de seus opositores, devido a sua poltica de desenvolvimento ser marcada pelo(a)

Questão 11
2014História

(ENEM - 2014)Compreende-se assim o alcance de uma reivindicao que surge desde o nascimento da cidade na Grcia antiga: a redao das leis. Ao escrev-las, no se faz mais que assegurar-lhes permanncia e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetvel de ser aplicada a todos da mesma maneira. VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1992 (adaptado). Para o autor, a reivindicao atendida na Grcia antiga, ainda vigente no mundo contemporneo, buscava garantir o seguinte princpio:

Questão 15
2014História

(ENEM -2014) O ndio era o nico elemento ento disponvel para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocncia e alma na medida do possvel. A discusso religiosa e jurdica em torno dos limites da liberdade dos ndios se confundiu com uma disputa entre jesutas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobia desenfreada dos colonos. CALDEIRA, J. A nao mercantilista. So Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado). Entre os sculos XVI e XVIII, os jesutas buscaram a converso dos indgenas ao catolicismo. Essa aproximao dos jesutas em relao ao mundo indgena foi mediada pela

Questão 16
2014HistóriaSociologia

(ENEM 2014) Queijo de Minas vira patrimnio cultural brasileiro O modo artesanal da fabricao do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimnio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunio do conselho realizada no Museu de Artes e Ofcios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a tcnica de fabricao artesanal do queijo est inserida na cultura do que ser mineiro. Folha de S. Paulo, 15 maio 2008 Entre os bens que compem o patrimnio nacional, o que pertence mesma categoria citada no texto est representado em:

Questão 18
2014História

(ENEM - 2014) Todo homem de bom juzo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecer que um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinao; tanto mais que h tantos outros acidentes que diariamente podem a ocorrer que seria coisa pavorosa queles que a navegam querer p-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens. J. P. T. Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J. Histria do medo no Ocidente: 1300-1800. So Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado). Esse relato, associado ao imaginrio das viagens martimas da poca moderna, expressa um sentimento de:

Questão 19
2014História

(ENEM - 2014) TEXTO l Olhamos o homem alheio s atividades pblicas no como algum que cuida apenas de seus prprios interesses, mas como um intil; ns, cidados atenienses, decidimos as questes pblicas por ns mesmos na crena de que no o debate que empecilho ao, e sim o fato de no se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ao. TUCDIDES. Histria da Guerra do Peloponeso. Braslia: UnB, 1987 (adaptado). TEXTO II Um cidado integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justia e exercer funes pblicas; algumas destas, todavia, so limitadas quanto ao tempo de exerccio, de tal modo que no podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem s-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados. ARISTTELES. Poltica. Braslia: UnB, 1985. Comparando os textos l e II, tanto para Tucdides (no sculo V a.C.) quanto para Aristteles (no sculo IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)

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