(Enem 2014 - 2ª aplicação)
A diplomacia de Rio Branco, paradigmática para o período, buscou atender a três principais objetivos: a definição das fronteiras, o aumento do prestigio internacional do país e a afirmação da liderança brasileira na América do Sul. Para a consecução desses fins, de modo bastante realista, Rio Branco optou pela política de "aliança não escrita" com os Estados Unidos.
SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: politica externa e a construção do Brasil. São Paulo: EdUNESP, 2010 (adaptado).
No texto em questão, a política externa brasileira esteve direcionada para
obter um status de hegemonia no continente americano, descartando a atuação britânica na região pela aliança com os Estados Unidos e, futuramente, suplantar esse aliado ocasional.
distanciar as ligações com a Inglaterra e aproximar- se da órbita de influência estadunidense, porém estrategicamente mantendo a autonomia na atuação e objetivos traçados.
ampliar as tensões regionais, num movimento belicista que apontava para a resolução dos conflitos pela via militar, contando com o apoio político e material dos Estados Unidos.
cumprir a agenda norte-americana identificada com a Doutrina Monroe e a política do Big Stick, numa atuação de submissão calculada, procurando minimizar os efeitos negativos de tais investidas.
estabilizar as tensões no continente americano e, concomitantemente, buscar alcançar objetivos estratégicos geograficamente localizados fora do espaço continental.