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(ENEM - 2020 - PROVA AMARELA)Viajo Curitiba das co

(ENEM - 2020 - PROVA AMARELA)

Viajo Curitiba das conferências positivistas, eles são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro; do tocador de realejo que não roda a manivela desde que o macaquinho morreu; dos bravos soldados do fogo que passam chispando no carro vermelho atrás do incêndio que ninguém não viu, esta Curitiba e a do cachorro-quente com chope duplo no Buraco do Tatu eu viajo.

Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? quem não foi? foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo.

Curitiba sem pinheiro ou céu azul, pelo que vosmecê é – província, cárcere, lar –, esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo.

TREVESIAN,D. Em busca de Curitiba perdida. Rio de Janeiro. Record. 1992

A tematização de Curitiba é frequente na obra de Dalton Trevisan. No fragmento, a relação do narrador com o espaço urbano é caracterizada por um olhar

A

destituído de afetividade, que ironiza os costumes e tradições da sociedade curitibana.

B

marcado pela negatividade, que busca desconstruir perspectivas habituais de representação da cidade. 

C

carregado de melancolia, que constava a falta de identidade cultural diante dos impactos da urbanização.

D

embevecido pela simplicidade do cenário, indiferente à descrição de elementos de reconhecido valor histórico.

E

distanciado dos elementos narrados, que recorre ao ponto de vista do viajante como expressão de estranhamento.