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(ENEM - 2022)O Recife fervilhava no comeo da dcada

(ENEM - 2022)

 

O Recife fervilhava no começo da década de 1990, e os artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana. Era preciso se inspirar, literalmente, nas raízes sobre as quais a cidade se construiu. Foi aí que, em 1992, com a publicação de um manifesto escrito pelo músico e jornalista Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A, nasceu o manguebeat. O nome vem de “mangue”, vegetação típica da região, e “beat”, para representar as batidas e as influências musicais que o movimento abraçaria a partir dali. Era a hora e a vez de os caranguejos – aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar – mostrarem as caras: o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque recifense de Chico Science. A busca pelo novo rendeu uma perspectiva diferente do Brasil ao olhar para o Recife. A cidade deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos do lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, Da lama ao caos.

FORCIONI, G. et al. O mangue está de volta. Revista Esquinas, n. 87, set 2019 (adaptado).

 

Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela

A

utilização de aparelhos musicais eletrônicos em lugar dos instrumentos tradicionais.

B

ocupação de espaços da natureza local para a produção de eventos musicais memoráveis.

C

substituição de antigas práticas musicais, como o frevo, por melodias e harmonias inovadoras.

D

recuperação de composições tradicionais folclóricas e sua apresentação em grandes festivais.

E

integração de referenciais culturais de diferentes origens, criando uma nova combinação estética.