(ENEM - 2022) Espera, resignado, o dia 13 daquele ms porque, em taldata, usana avoenga lhe faculta sondar o futuro,interrogando a providncia. a experincia tradicionalde Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expe ao relento,em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, emordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis mesesvindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13observa-as: se esto intactas, pressagiam a seca; se aprimeira apenas se deliu, transmudada em aljfar lmpido, certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; sea maioria ou todas, inevitvel O inverno benfazejo. Estaexperincia belssima. CUNHA, E.Os sertes. So Paulo: Editora Trs, 1984. No experimento descrito, a relao com a paisagem e coma religiosidade permite que o sertanejo seja
(ENEM - 2022) Sempre que a relevncia do discurso entra em jogo, a questo torna-se poltica por definio, pois o discurso que faz do homem um ser poltico. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam s tem sentido na medidaem que pode ser discutido. Haver, talvez, verdades que ficam alm da linguagem e que podem ser de grande relevncia para o homem no singular, isto , para o homem que, seja o que for, no um ser poltico. Mas homens no plural, isto , os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, s podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligveis entre si e consigo mesmos. ARENDT, H.A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. No trecho, a filsofa Hannah Arendt mostra a importncia da linguagem no processo de
(ENEM - 2022) Eu estava pagando o sapateiro e conversando com umpreto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltadocom um guarda civil que espancou um preto e amarrounuma rvore. O guarda civil branco. E h certos brancosque transforma o preto em bode expiatrio. Quem sabese guarda civil ignora que j foi extinta a escravido eainda estamos em regime de chibata? JESUS, C. M.Quarto de despejo: dirio de uma favelada.So Paulo: tica, 2014. O texto que guarda a grafia original da autora, expe umacaracterstica da sociedade brasileira, que o(a):
(ENEM - 2022) CAZO. Disponvel em: www.humorpolitico.com.br. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado). TEXTO II como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso s demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam l, empurrados para debaixo de vrios tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes no tm acesso internet em suas casas, no tm computadores; tm celulares, mas com pacotes baratos que no permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: possvel elaborar um texto no celular? possvel interagir na aula remota pelo celular? ASSIS. A. E. S. Q. Educao e pandemia. Educao em Revista, n. 37, 2021 (adaptado). A crtica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporrea:
(ENEM - 2022) O leproso visto dentro de uma prtica de rejeio, ao exlio-cerca; deixa-se que se perca l dentro como numa massa que no tm muita importncia diferenciar; os pestilentos so considerados num policiamento ttico meticuloso onde as diferenciaes individuais so os efeitos limitantes de um poder que se multiplica, se articula e se subdivide. O grande fechamento por um lado; o bom treinamento por outro. A lepra e a sua diviso; a peste e seus recortes. Uma marcada; a outra, analisada e repartida. O exlio do leproso e a priso da peste no trazem consigo o mesmo sonho poltico. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 1987. Os modelos autoritrios descritos no texto apontam para um sistema de controle que se baseia no(a)
(ENEM - 2022) Um experimento denominado FunFit foi desenvolvido com o objetivo de fazer com que os membros de uma comunidade local se tornassem mais ativos fisicamente. Todos os participantes do estudo foram vinculados a dois outros membros da comunidade que receberiam pequenos incentivos em dinheiro para serem estimulados a aumentar a sua atividade fsica, que era medida por acelermetros nos celulares fornecidos pelo estado. Assim, se a pessoa andasse mais do que o habitual, seus conhecidos receberiam o dinheiro. Os resultados foram assombrosos: o esquema mostrou-se de quatro a oito vezes mais eficaz do que o mtodo de oferecer incentivos individuais. MOROZOV, E. Big Tech: a ascenso dos dados e a morte da politica. So Paulo: Ubu, 2018 (adaptado). Contrariando a viso prevalente sobre o impacto tecnolgico nas relaes humanas, o texto revela que os celulares podem desempenhar uma funo
(ENEM - 2022) Disponvel em:https://hdmais.com.br. Acesso em: 8 out. 2021. O pice da ilustrao se traduz por uma conduta social caracterizada pela
(ENEM - 2022) TEXTO I A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas escolas de primeiras letras do Imprio, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currculos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currculo de matemtica das garotas fosse o mais enxuto possvel. Nas palavras dele, o belo sexo no tinha capacidade intelectual para ir muito longe: Sobre as contas, so bastantes [para as meninas] as quatro espcies, que no esto fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida. TEXTO II No Senado, o nico a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemtica, um currculo idntico ao dos meninos foi o Marqus de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: No me parece confome, s luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar s brasileiras a aquisio desses conhecimentos [mais aprofundados de matemtica]. A oposio que se manifesta no pode nascer seno do arraigado e pssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler. WESTIN, R. Senado Notcias. Disponvel em: www12.senado.leg.br. Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado). Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivemerte pela oposio entre
(ENEM - 2022) TEXTO I Interseccionalidade:intercruzamento de desigualdades que gera padres complexos de discriminao TEXTO II Disponvel em: www.agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2018. Considerando o conceito apresentando no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, so fatores que intensificam o fenmeno da discriminao
(ENEM - 2022) O princpio bsico do Estado de direito o da eliminao do arbtrio no exerccio dos poderes pblicos, com a consequente garantia de direitos dos indivduos perante esses poderes. Estado de direito significa que nenhum indivduo, presidente ou cidado comum est acima da lei. Os governos democrticos exercem a autoridade por meio da lei e esto eles prprios sujeitos as constrangimentos impostos pela lei. CANOTILHO, J. J. G. Estado de direito, Lisboa: Gradiva, 1999 (adaptado). Nas sociedades contemporneas, consiste em violao do princpio bsico enunciado no texto:
(ENEM - 2022) O povo Kambeba o povo da guas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-dgua que caiu do cu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotculas: o homem e a mulher. Por essa narrativa e cosmologia indgena de que ns somos o povo das guas que o rio nos tem fundamental importncia, diz Mrcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio. Ia em silncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. Ouo o rio, o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as guas do Solimes, ela mergulhava. Confie no rio e aprenda com ele. Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivncias, que meu pai estava me apresentando sabedoria milenar do rio. Rios amaznicos influenciam no agro e em reservatrios do Sudeste. Disponvel em: www.uol.com.br. Acesso em: 14 out. 2021. Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)
(ENEM - 2022) Em Vitria (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que so conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, cones da culinria capixaba. A tradio passada de me para filha de origem indgena e sofreu influncia de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricao das panelas de barro j tenha 400 anos. A fabricao das panelas de barro se d em vrias etapas, desde a obteno de matria-prima confeco das panelas. As matrias-primas tradicionalmente utilizadas so provenientes do meio natural, como: argila, retirada do barreiro no Vale do Mulemb; madeira, atualmente proveniente das sobras da construo civil; e tinta, extrada da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho. TRISTO, M. A educao ambiental e o ps-colonialismo. Revista de Educao, n. 53, ago. 2014. Uma caracterstica de prticas tradicionais como a exemplificada no texto vinculao entre os recursos do mundo natural e a