(EsPCEx - 2007)
A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) tem variado muito ao longo do processo de urbanização brasileira. Sobre tais variações, é correto afirmar que:
a partir de 1950, o Secundário foi o setor que mais absorveu a PEA, o que explica o veloz crescimento da participação da atividade industrial no PIB do País.
com o avanço da industrialização no País, na segunda metade do século XX, houve grande transferência de população ativa do setor Primário para o setor Secundário por conta da modernização agrícola e da estrutura fundiária brasileira.
a partir da década de 1980, a racionalização do trabalho acarretou intensa migração de população ativa do setor Secundário para o setor Terciário, o que se refletiu na redução dos índices de informalidade no País.
em virtude do crescimento da produção agrícola destinada à exportação, observa-se, a partir da década de 1980, a transferência de grande contingente populacional do setor Terciário para o setor Primário.
em função da visível redução da mão-de-obra no setor Terciário, a partir da década de 1990, observa-se, hoje, um acentuado crescimento da PEA no setor Primário.