(EsPCEx - 2007)
Com o advento da globalização econômica e financeira, puderam-se perceber, a partir da década de 1990, algumas consequências de caráter político-econômico para a economia brasileira. Entre elas pode-se destacar:
a venda de empresas nacionais menos competitivas no mercado mundial, a grupos estrangeiros, acarretando o chamado processo de “desnacionalização da economia”.
o aumento do protecionismo econômico, por parte do governo brasileiro, de modo a contrabalançar a invasão de produtos e capitais estrangeiros na economia nacional.
a retração dos subsídios agrícolas dos países ricos, sobretudo aos seus produtos primários, haja vista as políticas de desregulamentação econômica adotadas pelos Estados Nacionais em escala mundial.
a aceleração do crescimento da produção brasileira, em decorrência do aumento da participação do Estado no setor produtivo e do maior desenvolvimento econômico e tecnológico do País.
o aumento sem precedentes da exportação da soja brasileira, reforçando o papel do País como economia predominantemente agro-exportadora.