(Fgv 2003) Come ananás, mastiga perdiz. Teu dia está prestes, burguês (Vladimir Maiakóvski, trad. de Augusto de Campos. Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski - Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 82.) Come Ananás... é um exemplo de poesia de luta. Jornais dos dias da Revolução de Outubro noticiaram que os marinheiros revoltados investiam contra o palácio de inverno cantando esses versos. É fácil compreender sua popularidade: o dístico incisivo, de ritmo tão martelado, à feição de provérbios russos, fixava-se naturalmente na memória e convidava ao grito, ao canto. (Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski - Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 19.) A poesia citada foi elaborada no contexto
(FGV -2003) Aps a conquista da Pennsula ltlica, Roma ampliou seus domnios em torno do Mediterrneo, que passou a ser designado como mare nostrum, um verdadeiro lago interno que permitia a comunicao, as transaes comerciais e o deslocamento de tropas para as diversas regies romanas. A respeito dessa expanso, CORRETO afirmar:
(Fgv 2003) A respeito de Portugal durante a época Moderna, é CORRETO afirmar:
(FGV-2003) Durante a poca Moderna, o sistema de plantation:
(FGV - 2003)O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se cr senhor dos demais, no deixa de ser mais escravo do que eles () A ordem social um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, no se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenes. J.J. Rousseau,Do contrato social. in: Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22. A respeito da citao de Rousseau, correto afirmar: