(Fgv 2019)
A montadora norte-americana Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista, como parte de seu plano de reestruturação global, para enxugar suas operações e preparar-se para uma nova gestão de sua cadeia de produção. Segundo analistas do setor, os carros do futuro serão celulares sobre rodas e não poluentes, razão pela qual as fábricas mais antigas, que demandariam muito investimento para atualizarem sua capacidade produtiva, tendem a ser fechadas.
Com relação à reestruturação do setor automobilístico, em escala mundial e sobre seus efeitos no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I. A reestruturação estratégica da Ford exemplifica a busca por maior eficiência e lucratividade, com corte de custos operacionais, priorizando regiões que oferecem melhor escoamento da produção, mão de obra mais barata e boas redes de fornecedores.
II. O fechamento de fábricas da Ford na França e no Brasil exemplifica a transformação global do modelo de produção de veículos, incentivada por mercados que exigem requisitos de sustentabilidade, como carros elétricos e híbridos.
III. Os protestos contra o fechamento das fábricas da Ford mostram a dificuldade de sindicatos, gestores e Estado de controlar e regulamentar o impacto regional dos fluxos de capital e tecnologia da atual globalização.
Está correto o que se afirma em.
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas