(FGV-RJ)
O gráfico a seguir mostra a relação entre a porcentagem do PIB gasto com a Previdência Social e a porcentagem da população acima de 65 anos, ou seja, economicamente dependente do sistema previdenciário, em vários países, em 2017. A linha pontilhada em vermelho representa a “razão de dependência” ideal, ou seja, a parcela da população inativa, que deveria ser sustentada pela parcela potencialmente produtiva.
Com relação aos dados apresentados no gráfico, analise as afirmações a seguir.
I Os gastos previdenciários do Brasil, da França e da Alemanha são equivalentes, mas a crise brasileira é mais grave em função do modelo de capitalização adotado, ao passo que os países citados utilizam o de repartição.
II Pelo tamanho de sua população idosa, o Brasil é um "ponto fora da curva", pois deveria gastar cerca de 4% do PIB com previdência, mas suas despesas previdenciárias são mais do que o triplo desse percentual.
III A proporção entre o número de adultos em idade economicamente ativa e de idosos é favorável no Brasil, país demograficamente jovem, mas a aceleração do ritmo de envelhecimento da população agrava a situação da seguridade social.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas
I e II, apenas.