(Fuvest - 1998)
Os dados sobre a educação dos brasileiros revelados pelo minicenso do IBGE permitem várias leituras - todas elas acusando uma tendência positiva, apesar de alguns números absolutos causarem preocupação. Ainda há perto de 2 milhões e meio de crianças sem escolas no País, não tanto, tudo leva a crer, por deficiência da rede física. De fato, pode ler-se no censo que, embora esteja longe da ideal, a expansão quantitativa das escolas já permite ao governo redirecionar investimentos para a expansão qualitativa do ensino.
(O Estado de S. Paulo, 10/08/97, A3)
Conclui-se corretamente do texto que
a) os investimentos governamentais, até o momento deste artigo, não estavam preferencialmente direcionados para a melhoria da qualidade de ensino.
b) os números absolutos não permitem ter uma visão positiva do minicenso do IBGE.
c) o número de escolas e vagas oferecidas, apesar de não ter atingido o ideal, evidencia que o governo passará a investir mais na qualidade de ensino.
d) o crescimento quantitativo do ensino depende de investimentos anteriores no crescimento qualitativo.
e) os números absolutos causam preocupação, mas demonstram avanços qualitativos no ensino.