(Fuvest - 1998) H2(g) e Cl2(g) esto contidos em bales interligadospor meio de um tubo com torneira, nas condiesindicadas no desenho. Ao se abrir a torneira, os gasesse misturam e a reao entre eles iniciada por exposio luz difusa. Forma-se ento HCl (g), em uma reaocompleta, at desaparecer totalmente pelo menosum dos reagentes. Quanto vale a razo entre as quantidades, em mols, deCl2(g) e de HCl(g), aps o trmino da reao?
(Fuvest 1998) O valor semntico de des- NO coincide com o do par centralizao/descentralizao apenas em:
(Fuvest 1998) Oh! eu quero viver, beber perfumes Na flor silvestre, que embalsama os ares; Ver minhalma adejar pelo infinito, Qual branca vela namplidão dos mares. No seio da mulher há tanto aroma... Nos seus beijos de fogo há tanta vida... - Árabe errante, vou dormir à tarde À sombra fresca da palmeira erguida. Nesta estrofe de Mocidade e Morte, de Castro Alves, reúnem-se, como numa espécie de súmula, vários dos temas e aspectos mais característicos de sua poesia. São eles:
(Fuvest 1998) Considere as seguintes afirmações sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: I. O auto atinge seu clímax na cena do Fidalgo, personagem que reúne em si os vícios das diferentes categorias sociais anteriormente representadas. II. A descontinuidade das cenas é coerente com o caráter didático do auto, pois facilita o distanciamento do espectador. III. A caricatura dos tipos sociais presentes no auto não é gratuita nem artificial, mas resulta da acentuação de traços típicos. Está correto apenas o que se afirma em:
(Fuvest - 1998) Trs pequenas esferas carregadas com cargas de mesmo mdulo, sendo A positiva e B e C negativas, esto presas nos vrtices de um tringulo equiltero. No instante em que elas so soltas simultaneamente, a direo e o sentido de suas aceleraes sero mais bem representados pelo esquema:
(FUVEST -1998) Qual das afirmaes a seguir verdadeira?
(Fuvest 1998) Qual desses nmeros igual a 0,064 ?
(Fuvest - 1998) Os dados sobre a educao dos brasileiros revelados pelo minicenso do IBGE permitem vrias leituras - todas elas acusando uma tendncia positiva, apesar de alguns nmeros absolutos causarem preocupao. Ainda h perto de 2 milhes e meio de crianas sem escolas no Pas, no tanto, tudo leva a crer, por deficincia da rede fsica. De fato, pode ler-se no censo que, embora esteja longe da ideal, a expanso quantitativa das escolas j permite ao governo redirecionar investimentos para a expanso qualitativa do ensino. (O Estado de S. Paulo, 10/08/97, A3) Conclui-se corretamente do texto que
(FUVEST - 1998) A sequncia an uma P.A. estritamente crescente, de termos positivos. Ento, a sequncia bn= 3an, n 1, uma
(FUVEST - 1998 - 1a fase) No tringulo acutngulo ABC a base AB mede 4 cm e a altura relativa aessa base tambm mede 4 cm. MNPQ um retngulo cujos vrtices M e N pertencem ao ladoAB, P pertence ao lado BC e Q ao lado AC. O permetro desse retngulo, em cm,
(FUVEST) Tendo em vista a dinmica mundial dos movimentos migratrios na atualidade, qual das afirmaes a seguir pode ser considerada correta?
(FUVEST) As resistncias descolonizao da Arglia derivaram essencialmente:
(Fuvest 1998) Há exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico,
(FUVEST) preciso agir, erpido, disse ontem o ex-presidente nacional do partido. A frase em que a palavra sublinhada NO exerce funo idntica de rpido :
(FUVEST 1998) O pinhão, estrutura comestível produzida por pinheiros da espécie Araucaria angustifolia, corresponde a que parte da planta?