(FUVEST - 2021 - 1 Fase)
O sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios sa Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 \(km^3\) e área estimada de 1.087.000 \(km^2\). Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Disponível em https://www.mma.gov.br/.
Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar:
Ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas que movimentam no seu interior em condições naturais permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.
Consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sísmica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica obtida por meio do calor proveiente do interior do planeta Terra.
Os aquíferos apresentam volume de águas de grandes propoções, contudo, os custos de bombeamento e tratamento inviabilizam sua utilização de seus usos para atividades humanas, limitando-se atualmente à dessedentação animal.
Os aquíferos são formados pela ação dos ventos que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com o uso de tecnologia indisponíveis no país.
Os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças.